Influenciadoras são condenadas a 12 anos de prisão por ofereceram banana e macaco de pelúcia a crianças
As influenciadoras digitais Nancy Gonçalves e Kerollen Vitória. mãe e filha, foram condenadas a 12 anos de prisão em regime fechado pelo crime de injúria racial. A decisão também prevê o pagamento de indenização de R$ 20 mil para cada uma das vítimas, valor que será corrigido monetariamente.
O caso ganhou repercussão nacional após as duas, que juntas somavam mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais à época, publicarem um vídeo em que ofereciam uma banana e um macaco de pelúcia a crianças negras.
De acordo com a sentença, além da pena de prisão, as influenciadoras ficam proibidas de publicar conteúdos semelhantes nas redes sociais e de manter qualquer tipo de contato com as vítimas. Apesar da condenação, Nancy e Kerollen poderão recorrer em liberdade.

A Justiça destacou, na decisão, que o episódio não apenas configurou injúria racial, mas também reforçou estereótipos racistas historicamente usados para desumanizar pessoas negras.
“A Justiça está sendo feita porque o que ela fez, não faz com ninguém”, afirma Dilcelaine Vieira, recicladora e mão de uma das vítimas.
A filha de Dilcelaine, com 9 anos na época, sofreu bullying na escola, foi alvo de ofensas e chacota depois que as imagens dela foram parar nas redes sociais em 2023.

A defesa das influenciadoras alegou que elas não tinham conhecimento de que estavam cometendo crime. Ou seja, que não houve intenção.
O caso é mais um exemplo de responsabilização judicial por práticas de racismo e injúria racial nas redes sociais, que têm se tornado alvo frequente de monitoramento por parte de autoridades e da sociedade civil.
