• Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
Ver todos
Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
27/07/2026
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
  • Home
  • Notícias
  • Esporte
  • Tocantins
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Policial
  • Jornal Surgiu
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
BUSCAR

Fim dos cheques! Bradesco acaba de uma vez com a emissão de falhas em dezembro

Economia — 28/10/2025 - 13:52 / Atualizado em: 28/10/2025 · 14:00 Por:  Raul Vinicius

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, anunciou que encerrará a emissão de cheques para clientes pessoa física e Microempreendedores Individuais (MEIs) a partir de dezembro de 2025. A medida, que marca o fim de uma era no sistema bancário brasileiro, já foi comunicada aos clientes por meio do aplicativo do banco e representa um passo importante na transição para um modelo financeiro cada vez mais digital.

Motivos que levaram o Bradesco ao fim dos cheques

A decisão do Bradesco acompanha uma tendência de transformação no comportamento dos consumidores. Segundo comunicado oficial, o uso de cheques caiu drasticamente nos últimos anos, sendo substituído por métodos eletrônicos mais rápidos e seguros, como Pix, TED, DOC e carteiras digitais.

O banco reforçou que a mudança visa atender às novas preferências dos clientes e faz parte de uma estratégia de modernização dos serviços, acompanhando as tendências do setor financeiro global. Ao recomendar o uso do Pix, disponível 24 horas por dia, o Bradesco destaca a comodidade e a praticidade das transações instantâneas, sem necessidade de deslocamento até agências ou caixas eletrônicos.

Siga o Surgiu no Google Adicionar como Fonte Preferida

Veja também

Governo desbloqueia R$ 5,7 bilhões do Orçamento após reduzir previsão de gastos

Receita abre consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda 2026

INSS muda regras da aposentadoria em 2026; veja a nova idade mínima

Além disso, a instituição informou que clientes Corporate, ou seja, grandes empresas, continuarão tendo acesso à emissão de cheques, respeitando as necessidades específicas do segmento corporativo.

Impacto para pessoas físicas e MEIs

O fim da emissão de cheques deve reduzir a burocracia e simplificar a rotina financeira de milhões de clientes. Para pessoas físicas e microempreendedores, essa mudança elimina etapas tradicionais, como o preenchimento manual, a compensação bancária e o risco de devolução por falta de fundos.

Em substituição, os métodos digitais garantem agilidade, rastreabilidade e segurança nas operações, além de oferecerem acesso imediato aos recursos. A transição para tecnologias como o Pix e carteiras digitais pode exigir um pequeno período de adaptação, especialmente para clientes mais acostumados ao formato tradicional, mas traz benefícios duradouros.

Um marco histórico no fim de um ciclo

Durante décadas, o cheque foi um dos principais meios de pagamento no Brasil. Amplamente utilizado por pessoas físicas e empresas, o instrumento era sinônimo de credibilidade e praticidade nas transações. No entanto, com a evolução dos sistemas eletrônicos, seu uso entrou em declínio contínuo.

De acordo com dados do Banco Central, a emissão de cheques caiu de forma acelerada nos últimos anos, substituída por transferências eletrônicas, pagamentos via QR Code e o Pix, lançado em 2020. A decisão do Bradesco consolida uma tendência inevitável: a migração definitiva para o ambiente digital.

Leia também: PIS/PASEP acaba de ser liberado pelo Governo e milhares de trabalhadores podem sacar

Segurança e conveniência dos pagamentos digitais

O Pix se tornou o principal símbolo dessa transformação. Criado pelo Banco Central, ele permite pagamentos e transferências instantâneas, a qualquer hora e dia da semana. Além da rapidez, o sistema é gratuito para pessoas físicas e conta com camadas avançadas de segurança, incluindo autenticação biométrica e criptografia.

Além do Pix, o Bradesco e outras instituições financeiras oferecem alternativas como TED, DOC, boletos bancários e carteiras digitais, ampliando as opções de controle financeiro. Para MEIs, essas ferramentas são especialmente úteis para organizar o fluxo de caixa e reduzir custos operacionais.

Desafios na adaptação para o público tradicional

Apesar dos avanços, o abandono dos cheques ainda representa um desafio para parte da clientela que utiliza o instrumento há anos. Muitos clientes, especialmente os mais idosos, podem ter dificuldade de adaptação às plataformas digitais. Por isso, o banco orienta sobre o uso seguro de ferramentas eletrônicas e recomenda que os usuários mantenham os aplicativos atualizados, verifiquem sempre a origem das transações e utilizem autenticação em dois fatores para evitar golpes.

Embora os pagamentos digitais sejam mais seguros que o cheque físico, o aumento do uso da tecnologia exige maior vigilância contra fraudes eletrônicas. O Bradesco e o Banco Central mantêm campanhas educativas para alertar sobre golpes comuns, como o phishing e o Pix falso.

O futuro dos pagamentos no Brasil

A decisão do Bradesco reflete um movimento amplo no sistema financeiro brasileiro rumo à digitalização completa dos serviços bancários. A tendência é que outros bancos sigam o mesmo caminho, acelerando o processo de eliminação dos cheques e estimulando a modernização dos meios de pagamento.

Com o avanço de soluções como Open Finance, Drex (moeda digital do Banco Central) e carteiras virtuais, o Brasil se consolida como um dos países mais inovadores no setor financeiro global. A redução da dependência de meios físicos representa não apenas modernização, mas também maior eficiência, transparência e segurança nas transações.

O encerramento da emissão de cheques para pessoas físicas e MEIs pelo Bradesco é um marco da era digital no sistema bancário brasileiro. A medida reflete as mudanças no comportamento dos consumidores, a busca por eficiência e o fortalecimento dos meios de pagamento eletrônicos.

Enquanto grandes empresas continuam com acesso aos cheques, os demais clientes precisarão se adaptar às novas ferramentas digitais que já dominam o mercado financeiro. Com o Pix e outras soluções modernas, o Bradesco reforça sua posição como um dos líderes na transformação tecnológica do setor, preparando o caminho para um futuro cada vez mais conectado, ágil e seguro.

Acompanhe o Surgiu

No WhatsApp

No Instagram

Compartilhe

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir

Tópicos: CHEQUES, MEI

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado. Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Notícias relacionadas

Sicredi – Institucional – 728×90

Leia mais de Economia

Tem dinheiro esquecido no FGTS? Veja como consultar e sacar valores pelo celular

Tem dinheiro esquecido no FGTS? Veja como consultar e sacar valores pelo celular

FGTS vai pagar valor extra a trabalhadores até o fim de agosto; veja quem tem direito

FGTS vai pagar valor extra a trabalhadores até o fim de agosto; veja quem tem direito

PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será pago na quarta-feira (15); veja quem recebe

PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será pago na quarta-feira (15); veja quem recebe

Inflação: veja os alimentos que mais subiram e mais caíram de preço em 2026

Inflação: veja os alimentos que mais subiram e mais caíram de preço em 2026

ECF: empresas têm até 31 de julho para entregar declaração à Receita

ECF: empresas têm até 31 de julho para entregar declaração à Receita

Receita libera consulta a lote especial de restituição do Imposto de Renda; veja quem pode receber

Receita libera consulta a lote especial de restituição do Imposto de Renda; veja quem pode receber

Araguaína – Investe 5/26 – 300×250

Mais lidas da semana

1

Vereadora Marlene Moraes divulga carta após morte do filho de 29 anos

2

Campanha Paraíso dos Sonhos fortalece comércio local em Paraíso do Tocantins

filho de vereador
3

‘Jovem amigo e companheiro’: quem era o filho de vereador morto a tiros em praia do Tocantins

4

SINE de Paraíso do Tocantins abre dezenas de vagas de emprego em diversas áreas

5

Câmara de Paraíso do Tocantins conclui revisão final de edital para contratação da banca do concurso público

Bem Maior – Institucional – 300×250
BRK – Chuva – Novembro 2024 – 300×250
Lojas Ricardos – Institucional – 300×250

Últimas notícias

*

Polícia Civil procura investigado por homicídio qualificado na Praia da Graciosa, em Palmas TO

*

Dari Fronza diz que segurança pública será prioridade de seu mandato

*

A Terra não é uma esfera: Nasa revela forma real de geoide através da exploração espacial e dados de gravidade

*

Presidente da Câmara de Juarina renuncia ao mandato e Câmara marca sessão para nova eleição

*

Cinco exercícios para idosos fazerem em casa durante o frio e reduzir o risco de quedas

Surgiu

Institucional

  • Expediente
  • Redação
  • Comercial
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Serviços

  • Jornal Surgiu
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias

Comunidades

  • Siga no Instagram
  • Siga no Facebook
  • Siga no X
  • Inscrever-se no Youtube
  • Contate-nos pelo WhatsApp
© 2008-2026, Surgiu. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por Teech.com.br