Novo ciclone deve atingir seis estados ainda nesta semana; veja a previsão
Um sistema de baixa pressão que começou a se formar na região Centro-Sul do país deve dar origem a um novo ciclone extratropical e intensificar as condições de chuva já a partir desta quarta-feira (28), de acordo com informações da Agência Nottus.
A previsão indica temporais em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, com possibilidade de chuva forte inclusive nas capitais desses estados. Os meteorologistas alertam para volumes elevados e rajadas de vento, principalmente na Região Sudeste.
Segundo a Nottus, o fenômeno se desenvolve em uma atmosfera bastante aquecida. No entanto, áreas com temperaturas mais elevadas, como Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, devem ficar fora desta nova formação do ciclone.

A expectativa é de que os acumulados de chuva ultrapassem os 100 milímetros até o fim do mês, com maior intensidade entre sexta-feira (30) e sábado (31). Além das chuvas volumosas, há risco de ventos fortes em pontos do Sudeste.
Os especialistas também indicam que esse padrão de instabilidade pode se repetir ao longo de fevereiro, especialmente na semana entre os dias 3 e 9, mantendo o alerta para novos episódios de chuva intensa.
Apesar do risco de alagamentos, a previsão traz um efeito positivo: reservatórios importantes devem ser beneficiados. O Sistema Cantareira, responsável por cerca de 40% do volume do Sistema Integrado Metropolitano, tende a registrar aumento no nível de armazenamento nas próximas semanas.
