Justiça torna réus nove acusados de transportar meia tonelada de cocaína escondida em carga de melancia no Tocantins
A Justiça Federal aceitou a denúncia contra nove pessoas acusadas de transportar 565 quilos de cocaína em um caminhão carregado de melancias, em Fátima, região central do Tocantins. Eles se tornaram réus por tráfico de drogas, tráfico interestadual de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e falsidade ideológica. A ação penal tramita na 4ª Vara Federal de Palmas.
A apreensão, realizada em 8 de abril deste ano, foi resultado de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO). Segundo a denúncia, os réus seriam integrantes de células do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Porto Nacional e do grupo ADE (Amigos do Estado), utilizando aeronaves e pistas clandestinas para o transporte da droga.
A decisão, assinada nesta segunda-feira (11) pelo juiz Alessandro Hofmann Teixeira Mendes, destacou que as acusações “não apresentam nenhuma das hipóteses para ser rejeitada” e que não há impedimentos para o andamento da ação penal. As defesas têm dez dias para apresentar resposta por escrito.

Estrutura do crime
De acordo com o processo, o líder da célula tocantinense, de 50 anos, coordenava a logística de recebimento e distribuição dos carregamentos, que chegavam pelo ar e eram armazenados em Marianópolis e Porto Nacional. Ele, o filho de 23 anos, um homem de 63 anos e outro de 42 anos seriam responsáveis pelo transporte e distribuição no Tocantins, Pará, Goiás e Bahia.
Outros dois réus — um jovem de 23 anos e o motorista de 38 anos, que dirigia o caminhão de melancia — teriam atuado diretamente no transporte da droga. Um oficial investigador da Polícia Civil, de 56 anos, e um vigilante, de 45, foram denunciados por falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo, acusados de registrar armas em nome de terceiros para abastecer o grupo.
Um outro acusado, de 33 anos, teria registrado um falso boletim de ocorrência para “blindar” quatro armas em caso de apreensão.

Prisões e apreensão histórica
No dia da operação, cinco pessoas foram presas em flagrante. Segundo a PF, esta foi a maior apreensão de cocaína dos últimos 15 anos no Tocantins. Além da droga, foram recolhidos dinheiro em espécie, veículos e cinco armas de uso restrito e proibido, incluindo pistolas e carabinas com numeração raspada.
O motorista detido afirmou à polícia que receberia R$ 20 mil para transportar o entorpecente até Santa Izabel (PA). Ele contou que aceitou o serviço após ser abordado por dois homens em Porto Nacional, enquanto seu caminhão estava parado por problemas mecânicos.
Melancias doadas
Aproximadamente 30 toneladas de melancia encontradas junto à cocaína foram doadas para escolas de Palmas, evitando desperdício. “Vai contribuir com nosso almoço e nosso lanche. Como a doação é muito significativa, vamos repartir com escolas vizinhas”, disse o professor Antônio Pinheiro, gestor da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo Duque de Caxias.
