“Quero minha mamãe”: menina de 3 anos é achada sozinha na rua enquanto mãe estava em baile funk; veja vídeo
Uma jovem de 19 anos foi presa em flagrante no último domingo (3) por deixar a filha de 3 anos sozinha em casa para ir a um baile funk, em Santo André, na Grande São Paulo. A criança foi encontrada andando descalça, vestindo apenas uma fralda, pela Rua Pero Vaz.
Câmeras de segurança da região registraram a menina sozinha na rua, visivelmente assustada e chorando enquanto chamava pela mãe. Ela foi vista por funcionários da Enel que trabalhavam na manutenção da rede elétrica e acionaram a Polícia Militar.
Ao retornar para casa, a mãe confessou aos policiais que havia saído enquanto a filha dormia para participar do evento. O caso foi registrado no 6º Distrito Policial de Santo André.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Conselho Tutelar já havia recebido outras denúncias de abandono envolvendo a mesma mulher. A avó da criança confirmou aos agentes que essa não foi a primeira vez que a neta ficou sozinha, e que ela mesma já havia feito denúncias anteriormente ao Conselho.
A criança foi acolhida pelo 2º Conselho Tutelar, na região da Vila Luzita, e encaminhada a um abrigo municipal. A Prefeitura de Santo André informou que o caso segue sob sigilo para preservar a criança.
O pai da menina ainda não foi localizado até a última atualização.
De acordo com dados divulgados no Portal da Transparência da cidade, Santo André registrou cerca de 337 casos de abandono e negligência somente em 2024. Entre janeiro e março, aproximadamente 25 ocorrências do tipo já haviam sido contabilizadas pelos Conselhos Tutelares.
