• Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
Ver todos
Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
28/07/2026
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
  • Home
  • Notícias
  • Esporte
  • Tocantins
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Policial
  • Jornal Surgiu
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
BUSCAR

Consulta pública sobre a inclusão do único tratamento para atrofia muscular espinhal na rede pública bate recorde de contribuições

Saúde — 15/10/2018 - 15:50 Por:  Dayana Cardoso

A Conitec encerrou a consulta pública nº45, que discutiu sua recomendação inicial de não incorporar a única terapia medicamentosa disponível, no mundo, para a atrofia muscular espinhal (AME) 5q Tipo 1. Os números são impressionantes: foram aproximadamente 37 mil contribuições contabilizadas, sendo cerca de 860 de caráter técnico-científico e outras 36 mil de experiência e opinião. Mais de 90% das contribuições se mostraram contrárias à recomendação da Conitec, ou seja, defendendo a incorporação do medicamento na rede pública.

Em termos de participação, essa CP é a maior da história da Conitec. Em um prazo de 20 dias, milhares de pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, opinaram a favor ou contra a recomendação para inclusão do medicamento Spinraza® (nusinersena) no Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, a CP sobre a bomba de infusão de insulina foi a que mais havia recebido contribuições – foram cerca de 5,8 mil. A discussão sobre a AME 5q extrapolou esse número em seis vezes.

Foto: Divulgação

“O engajamento sem igual da sociedade mostra o quanto essa discussão é legítima e urgente. Os benefícios do Spinraza® (nusinersena) nos traz esperança. É a nossa única luz do fim do túnel. Não existe outro tratamento a não ser esse no mundo, e a inclusão dessa terapia no SUS vai transformar, de forma significativa, a vida de quem sofre com a doença”, explica Fátima Braga, da Associação Brasileira de Atrofia Muscular Espinhal (Abrame).

Siga o Surgiu no Google Adicionar como Fonte Preferida

Veja também

Cinco exercícios para idosos fazerem em casa durante o frio e reduzir o risco de quedas

Anvisa alerta que retatrutida ainda não foi aprovada e venda é ilegal

Novo comprimido reduz colesterol ruim e amplia opções de tratamento

Após análise das contribuições, a Conitec irá novamente deliberar sobre o tema, podendo reverter a recomendação preliminar – que rejeitou a incorporação do Spinraza® (nusinersena) no SUS, alegando o alto custo da terapia e evidências discretas de benefícios.

Para o neurologista Edmar Zanoteli, as melhorias conquistadas com o medicamento são sólidas. “Os benefícios não são frágeis, pelo contrário. O medicamento é capaz de, no mínimo, impedir a progressão da doença em todas as formas de atrofia muscular espinhal, algo sem precedentes no universo das doenças neurodegenerativas. Isso por si só já é uma evidência de benefício muito grande”, esclareceu o especialista.

A Biogen Brasil, farmacêutica responsável pelo medicamento, reforça que a incorporação do Spinraza® (nusinersena) ao SUS, conforme indicação de bula aprovada pela ANVISA, é a melhor alternativa tanto para a gestão sustentável dos recursos públicos, como para o atendimento da necessidade da comunidade de AME. “Estamos comprometidos e empenhados em proporcionar uma via de acesso sustentável do medicamento. Ficamos positivamente impactados com o índice de participação. Foram milhares de contribuições em menos de um mês. A consulta pública é uma etapa fundamental para definir a trajetória do medicamento na rede pública”, disse Christiano Silva, Gerente Geral da companhia. “A Biogen permanece aberta ao diálogo com todas as partes interessadas – pacientes, profissionais de saúde, famílias e governo”, completa.

A última etapa do processo é a recomendação final da Conitec – que depois será encaminhada ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), que decide se o medicamento será incorporado (ou não) ao SUS, e os critérios que deverão ser observados. Não há uma data específica para a decisão final, porém, de acordo com a regulação vigente, a Conitec tem 180 dias, prorrogáveis por mais 90, para concluir todo o processo – o que corresponderia ao período do final de 2018 e início de 2019.

Mas afinal, você sabe o que é a atrofia muscular espinhal? A AME é uma doença rara que afeta, aproximadamente, entre 7 a 10 indivíduos em cada 100 mil nascidos vivos (Verhaart I E C. et al, 2017), sendo a maior causa genética de morte de bebês e crianças de até dois anos de idade. A AME é caracterizada pela perda de neurônios motores na medula espinhal e tronco cerebral inferior, resultando em atrofia muscular progressiva e grave. Indivíduos com tipos mais graves de AME podem perder seus movimentos e ter dificuldades de executar atividades motoras básicas, como respirar e engolir. Ela pode começar a se manifestar em diferentes fases da vida e, quanto mais cedo aparecem os primeiros sintomas, maior é a gravidade da doença.

A AME é classificada clinicamente em subtipos (que vão do tipo 0 ao 4), com base no início dos sinais e sintomas e nos marcos motores atingidos pelos pacientes. Todos os sinais e sintomas tem como base a fraqueza, atrofia (diminuição do músculo) e hipotonia (flacidez) musculares.

1 1) Contribuições Técnico-Científicas CP nº 45http://conitec.gov.br/images/Consultas/Contribuicoes/2018/CP_CONITEC_45_2018_Tecnico_Nusinersena_para_atrofia_muscular_espinhal.pdf e 2) Contribuições de Experiência e Opinião CP nº 45 http://conitec.gov.br/images/Consultas/Contribuicoes/2018/CP_CONITEC_45_2018_Experiencia_Opiniao_Nusinersena_para_atrofia_muscular_espinhal.pdf

Acompanhe o Surgiu

No WhatsApp

No Instagram

Compartilhe

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir

Tópicos: ATROFIA, ESPINHAL, MUSCULAR

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado. Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Notícias relacionadas

Sicredi – Institucional – 728×90

Leia mais de Saúde

Exames de rotina são essenciais para a saúde dos idoso

Exames de rotina são essenciais para a saúde dos idoso

Médico brasileiro cria ‘Teoria do Polvo’ para explicar as dores causadas pela endometriose

Médico brasileiro cria ‘Teoria do Polvo’ para explicar as dores causadas pela endometriose

Dia Mundial do Cérebro: especialista revela 7 hábitos para proteger a saúde mental

Dia Mundial do Cérebro: especialista revela 7 hábitos para proteger a saúde mental

6 em cada 10 brasileiros já precisaram de atendimento médico durante viagens, aponta pesquisa

6 em cada 10 brasileiros já precisaram de atendimento médico durante viagens, aponta pesquisa

Para estudar nas férias, deve-se controlar a ansiedade

Para estudar nas férias, deve-se controlar a ansiedade

Câncer de intestino: sinais, prevenção e diagnóstico

Câncer de intestino: sinais, prevenção e diagnóstico

Araguaína – Investe 5/26 – 300×250

Mais lidas da semana

filho de vereador
1

‘Jovem amigo e companheiro’: quem era o filho de vereador morto a tiros em praia do Tocantins

2

SINE de Paraíso do Tocantins abre dezenas de vagas de emprego em diversas áreas

3

Câmara de Paraíso do Tocantins conclui revisão final de edital para contratação da banca do concurso público

4

ACIP e Polícia Militar lançam patrulhamento noturno reforçado e canal direto contra furtos em Paraíso

5

PRF identifica moto adulterada e recupera outra furtada em Paraíso

Bem Maior – Institucional – 300×250
BRK – Chuva – Novembro 2024 – 300×250
Lojas Ricardos – Institucional – 300×250

Últimas notícias

*

Golaço de Cabo Verde contra a Argentina é eleito o mais bonito da Copa do Mundo de 2026

*

PRF flagra transporte de madeira ameaçada de extinção e apreende rebites na BR-153

*

Julho destaca motoristas, motociclistas e socorristas e reforça compromisso com a segurança no trânsito

*

Palmeiras rejeita oferta de R$ 116 milhões por Flaco López

*

Corinthians encaminha renovação de contrato e aguarda retorno de Memphis ao Brasil

Surgiu

Institucional

  • Expediente
  • Redação
  • Comercial
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Serviços

  • Jornal Surgiu
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias

Comunidades

  • Siga no Instagram
  • Siga no Facebook
  • Siga no X
  • Inscrever-se no Youtube
  • Contate-nos pelo WhatsApp
© 2008-2026, Surgiu. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por Teech.com.br