O Governo do Tocantins inicia, entre os dias 1º e 31 de maio, a primeira etapa da Campanha de Declaração de Informações Pecuárias de 2026. A ação, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), exige a participação de todos os produtores rurais do estado.
Ao todo, o governo estima receber cerca de 58 mil declarações. Além disso, os dados devem abranger aproximadamente 12 milhões de animais em todo o território tocantinense.
Esse processo se torna ainda mais relevante porque, em 2025, o Tocantins conquistou o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. Dessa forma, para manter esse status sanitário e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso a novos mercados, os produtores precisam manter as informações sempre atualizadas.
Declaração garante controle e movimentação dos animais
Durante o período da campanha, a Adapec exige a regularização da declaração para liberar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Assim, o produtor que não cumprir essa obrigação não conseguirá movimentar os animais.
De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, essa medida fortalece o controle sanitário no estado. Além disso, ela contribui diretamente para a prevenção de doenças no rebanho.
O presidente da Adapec, Rodrigo Guerra, também reforça a importância da atualização. Segundo ele, as informações permitem planejar ações mais eficazes de defesa agropecuária. Consequentemente, isso impacta de forma positiva a economia do Tocantins.
A campanha inclui diversas espécies. Entre elas, estão bovinos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos, aves, animais aquáticos e abelhas.
Produtor deve procurar unidade da Adapec
Para cumprir a obrigação, o produtor precisa ir até um escritório da Adapec em seu município. Em seguida, deve preencher um formulário com todas as informações sobre os animais existentes na propriedade.
Por isso, a recomendação do órgão é clara: não deixar para a última hora. Dessa maneira, o produtor evita filas, atrasos e possíveis complicações.
Multa e bloqueio em caso de descumprimento
Caso o produtor não realize a declaração, ele deverá pagar multa de R$ 127,69 por propriedade. Além disso, ficará impedido de movimentar animais até regularizar a situação.
Por fim, para esclarecer dúvidas, a Adapec disponibiliza atendimento nas unidades municipais e também pelo telefone 0800 000 4733.