Senadora Dorinha assume presidência de Frente Parlamentar para impulsionar Matopiba
A senadora Professora Dorinha (União) recebeu, nesta quarta-feira (25), o secretário extraordinário do Matopiba, Carlos Amastha, em uma reunião que consolidou a criação da Frente Parlamentar do Matopiba. O grupo deve reunir deputados e senadores para articular políticas públicas e transformar o potencial econômico da região em resultados concretos.
Durante o encontro, ficou definido que Dorinha será a presidente da Frente. Além disso, a parlamentar afirmou que a iniciativa busca ampliar a integração entre os estados e criar caminhos para um desenvolvimento regional coordenado.
“Os potenciais para um desenvolvimento integrado são enormes, e eu, que presido a Comissão de Desenvolvimento Regional, sei o quanto podemos abrir novas perspectivas para toda a região. A Frente chega forte, com a participação de deputados e senadores, não apenas dos estados que compõem o Matopiba, mas também de quem acredita no desenvolvimento do nosso Tocantins e de toda a região”, afirmou Dorinha.
Por outro lado, Carlos Amastha agradeceu o apoio da senadora e defendeu que a Frente pode acelerar a organização de projetos estruturantes no Matopiba.
“O povo do Tocantins e dos outros estados que compõem o Matopiba ainda não tem noção das potencialidades que a gente tem e o que pode fazer nesse projeto”, disse Amastha.
Agenda prevista
A iniciativa prevê audiências públicas e interlocução direta com ministérios, com o objetivo de dar visibilidade nacional às demandas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A expectativa, segundo os articuladores, é que os primeiros encaminhamentos ocorram ainda neste semestre.
Por fim, o texto também destaca o apoio do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, apontado como um dos fatores para ajudar a transformar a proposta em uma agenda concreta.
