Anvisa proíbe comercialização de bala com tadalafila fabricada sem autorização
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (14), a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso de todos os lotes do produto Metbala, uma bala tipo gummy à base de tadalafila.
O produto, fabricado pela empresa FB Manipulação Ltda., não possui registro junto à Anvisa, e a empresa responsável também não tem autorização para produzir medicamentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e é válida para pessoas físicas e jurídicas, bem como para qualquer veículo de comunicação que promova ou comercialize o produto.
A Anvisa destacou que medicamentos só podem ser vendidos por farmácias e drogarias autorizadas, e devem ter registro na agência, o que assegura a eficácia, segurança e qualidade do produto.
Riscos à saúde e uso indevido
A tadalafila, substância presente na bala, é indicada para o tratamento de disfunção erétil e exige prescrição médica. Segundo a agência, o uso indiscriminado sem orientação profissional representa risco à saúde.
“A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem divulga ou vende medicamentos irregulares comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, inclusive multa”, alertou a Anvisa.
Empresa não se manifestou
A reportagem entrou em contato com a FB Manipulação Ltda., mas até o momento da publicação não obteve resposta. O espaço segue aberto para posicionamento da empresa.
