Inteligência artificial: Chatbot pode mudar sua empresa
O chatbot é um programa de inteligência artificial pré-programado com intuito de simular conversas humanas pela internet.
O atendimento baseia-se em responder perguntas como se fosse um atendimento humanizado.
Através do chatbot é possível otimizar e acelerar os processos de atendimento, segmentar as demandas, reduzir os custos, melhorar a experiência no relacionamento empresa versus cliente e promover o marketing digital.
Se a demanda de buscas dos clientes de sua empresa estão centradas em querer respostas rápidas, inteligentes e coerentes, o chatbot é tudo que a sua empresa precisa para se destacar no mercado.

Os chatbots são robôs que promovem diálogos que já estão pré-programados de acordo com as demandas, melhorando a comunicação com seus clientes e ainda possibilitam a redução de custos.
Por isso, eles vêm cada dia mais ganhando o mercado e se tornando tão populares entre as empresas, assim, modificando o relacionamento com o cliente.
Acompanhe este artigo para compreender mais sobre os motivos de ganho na eficiência dos atendimentos e sobre a automatização dessa ferramenta promovendo benefícios para o seu negócio.
Aplicação do Chatbot
Você já conseguiu imaginar as possíveis aplicações para o chatbot em sua empresa ou em outras áreas?
Veja e avalie quais estão sendo os usos mais comuns em grandes empresas que já aderiram a utilização do chatbot:
● Geração de Leads – através da programação de um chatbot receptivo aos visitantes, sanando dúvidas, apresentando soluções e até o envio de conteúdos voltados para o cliente.
● E-commerce – através da automatização de atendimento com disponibilidade 24 horas
● Marketing – através de mensagens instantâneas estreitando o relacionamento com o cliente.
● Vendas – do pré ao pós-venda os chatbots se comunicam com os clientes prestando atendimento e vendendo soluções.
● Pesquisas – com a automatização você pode gerar pesquisas que impulsionam seu marketing e também revelam a qualidade do atendimento aos seus clientes.
● Atendimento ao cliente – esta é a ferramenta além de mais popular, mais rápida, segura e eficiente.
● Agendamentos e reservas – ideal para atendimento ao público como em clínicas, salões, restaurantes e outros que trabalham com horário marcado.
Essas são algumas das aplicações do chatbot para empresas e negócios entre muitas outras que não caberiam neste artigo como o entretenimento, como ensino e aprendizado e muitos outros.
Vantagens dos chatbots
No tópico acima mencionei algumas vantagens dos chatbots mas podemos aprofundar em algumas em que a ferramenta se destaca nos benefícios da tecnologia.
Como por exemplo a redução de custos, onde os chatbots reduzem significativamente os custos com o atendimento ao cliente poupando e otimizando tempo e esforços dos funcionários.
É possível ter vários funcionários em um único número de telefone, e o chatbot permite de 30 a 50 ou mais colaboradores.
A sua linguagem e interface são aplicados em canais que já são do convívio das pessoas, como o WhatsApp, Telegram ou Facebook.
Essa interação facilita muito a utilização dos chatbots pois garantem uma experiência agradável ao cliente.
O engajamento é excelente mesmo sendo através da comunicação de um robô pois a sua abordagem é totalmente amigável e cativante prendendo o cliente ao serviço.
A personalização é pré-configurada para que seu atendimento seja cada vez mais aprimorado em atendimento e aproximação com os clientes com uma qualidade de atendimento.
Essa qualidade se deve a um acesso instantâneo às informações do cliente solucionando seus problemas em segundos e também por não haver espera no atendimento.
A disponibilidade de atendimento 24 horas é uma outra vantagem do chatbot, pois assim o cliente se sente próximo e íntimo da empresa podendo entrar em contato a qualquer momento e ter suas dúvidas esclarecidas.
Não há necessidade de horário comercial para o atendimento através do chatbot.
Obviamente, todas essas funcionalidades já descritas mensuram o quanto o chatbot pode ser benéfico para sua empresa, principalmente por contar com a diminuição da demanda de serviço de atendimento ao cliente.
Plataformas de implementação do Chatbot
Agora que você já sabe muito sobre a nova ferramenta do mercado você precisa saber onde são as plataformas que pode implementar para se beneficiar na sua empresa.
Então, o ideal é que primeiro você faça uma análise de quais são as demandas dos seus clientes, em quais plataformas elas mais chegam, assim é possível que você implemente onde a demanda é maior.
Mas se for o caso, é possível realizar a implementação em diversas plataformas, como:
● WhatsApp
● Facebook
● Instagram
● Telegram
● Sites e blogs
Você pode lançar mão de questionamentos como:
1. Qual a plataforma o chatbot será melhor implantado?
2. Qual o perfil do público que será atendido nessa plataforma?
3. Qual o objetivo do chatbot (atender, gerar leads, reservar serviços, vender produtos)
4. Quais as funções o bot precisará oferecer?
5. Qual ferramenta será utilizada para criar o chatbot?
Conclusão
Os chatbots não são uma onda passageira mas sim uma maré inteira de boas oportunidades para a sua empresa.
Através do chatbot será possível implementar uma comunicação eficiente com seus clientes onde a solução estará acima do tempo de espera para atendimento e de uma forma imediata.
As perspectivas, segundo as pesquisas, é que os chatbots evoluam ainda mais juntamente com a inteligência artificial solucionando ainda mais as demandas.
Questões repetitivas que sobrecarregam o atendimento humano, defasando o foco em questões que são estratégicas com soluções focadas em resolutividade.
Dessa forma, o aproveitamento do cliente e sua experiência no atendimento de sua empresa serão sempre positivas, sem esperar ao telefone com informação instantânea e agregando valor ao serviço.
Se você se interessou e busca por esse aperfeiçoamento busque a empresa mencionada no artigo para maiores informações.
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