Chatbot WhatsApp – Integração Simples e Eficiente
Primeiramente, devemos esclarecer de onde surgiu o sistema de Chatbots e o que é um Chatbot, para que depois possa ser compreendido a forma que se integra e simplifica em outras plataformas beneficiando as empresas usuárias do serviço.
Em 1994, foi criado o primeiro Chatbot, com o nome de uma mulher, Julia.
Com o funcionamento semelhante aos nossos atuais Chatbots disponíveis no mercado da web.
A junção da palavra tem significado em chatter (falatório) e bot (derivado da palavra robot), logo podemos já dizer que Chatbot significa conversação com um robô.

A sua base de dados e definições se dava através do reconhecimento de palavras-chave ou frases curtas e logo após produzia respostas pré-programadas para os seus clientes.
Desde que o primeiro Chatbot surgiu foram agregados novos objetivos e aplicações de tecnologia com intuito de evoluir a indústria de soluções entre empresas e atendimento ao cliente.
Logo, diversas soluções foram adaptadas a fim de otimizar tempo de atendimento, atividades de vendas e até mesmo de marketing objetivando lucros e resultados efetivos.
Dessa forma a Agência Zuric chega no mercado inovando em inteligência artificial e melhorando a experiência na comunicação entre as empresas e clientes.
Chatbot – O Que É?
Podemos definir Chatbot como uma ferramenta atual, que tem como objetivo manter a comunicação mais produtiva, direta e simplificada entre empresa e cliente.
Através de dispositivos e plataformas de mensagens, como o WhatsApp, é programado para utilização de um robô e age em interface amigável e linguagem natural humana.
Simplificando, é um robô que pode responder naturalmente, como humano, pré-programado respondendo a diretrizes com a inteligência-artificial.
Mas você pode questionar e se os clientes e usuários perguntarem de diferentes formas, como por exemplo:
● “Qual o preço do serviço ?”
● “Qual o valor de tal serviço?”
● “Quanto custa tal produto?”
O significado é o mesmo para as palavras preço, valor, custo e o Chatbot é pré-programado em variações de frases para programar a resposta e solução correta para o seu cliente.
Ou seja, eles identificam uma resposta que seja coerente na base de dados do seu conhecimento que já foram ali pré-programados.
Como resultado, o cliente tem uma experiência positiva em um diálogo mecânico humanizado rico entre a empresa e usuário, solucionando a demanda, ou até mesmo transferindo para o setor específico.
Funcionalidades do Chatbot
Quando pensamos em atrelar Chatbots com plataformas de comunicação, estamos obviamente projetando melhorias entre a comunicação da empresa versus nossa clientela.
Ou também pensando em gerar engajamento para a empresa, ter melhores atividades de vendas e também marketing digital.
A junção se torna efetiva e assertiva, pois o público geral passa a ser atingido por uma ferramenta que já é existente uma familiarização, ou seja, as pessoas já utilizam a plataforma do WhatsApp para se comunicar.
As pessoas, clientes como em geral, já utilizam e são assíduos na utilização da plataforma, já conhecem as suas funcionalidades e recursos, então, os chatbots acabam somando na proporção do engajamento de sua empresa.
Se você pensar naquele robozinho do Iphone ou do Amazon, Siri ou Alexa respectivamente, você pode imaginar que elas interagem com você como um cliente, certo?
É dessa mesma forma que os Chatbots funcionam para cumprir as demandas já pré estabelecidas de acordo com as suas organizações e informações.
É dessa forma que os Chatbots funcionam, através do processamento de textos ou mensagens enviadas pelos seus clientes e gerando dentro de sua pré-formatação as respostas mais coerentes da sua base de dados.
Em cada experiência, o Chatbot é mais aperfeiçoado e adaptado sobre sentido de palavras e como responder ao clientes humano do outro lado da plataforma.
Para Que Serve o Chatbot?
O Chatbot serve para simplificar atendimentos entre empresas e clientes, resumidamente, visando melhorias na comunicação.
Também atua na área de marketing e venda de produtos sem a necessidade direta de um humano.
Através dele é possível ter diversos funcionários em um único número com atendimentos simultâneos.
Pode também ser utilizado na comunicação interna das empresas entre os próprios funcionários e gestores.
Aplicações do Chatbot:
1. Geração de Leads – através do gerenciamento de conversas inteligentes com os clientes de uma maneira automatizada.
2. E-commerce – 24 horas à disposição respondendo dúvidas dos clientes.
3. FAQ – em formato de inteligência artificial resolvendo através de soluções programadas.
4. Marketing e vendas – mensagens instantâneas e assertivas.
5. Pesquisa e avaliação – como gestor você consegue verificar a avaliação de todos os atendimentos.
6. Atendimento ao cliente – diretamente aos clientes com mensagens instantâneas e bot de soluções eficientes para todas as demandas e setores.
7. Agendamento e reserva – essa solução é ideal para clínicas médicas, salões de beleza, restaurantes, clínicas de estética e locais que trabalham com horário marcado.
O Que É Um Chatbot API
Agora que você já sabe o que é um Chatbot, as suas principais funcionalidades e para que serve, talvez esteja se perguntando o que é API.
Nada mais é que a integração com outras plataformas.
No mercado existe a Agência Zuric que tem destaque pelo seu custo benefício em fornecer um serviço de Chatbot WhatsApp API, que é o sistema que faz integração com outras plataformas.
Se você tem uma empresa que presta atendimento ao público é necessário ter qualidade e agilidade em seus atendimentos e abranger onde o seu público está.
Seu cliente busca por respostas rápidas e acessibilidade a sua empresa nas soluções, então, o Chatbot é tudo que você precisa para atender melhor seus clientes.
E também está integrado a outras plataformas.
Segundo algumas pesquisas, em média 85% das empresas estão utilizando Chatbot e estarão melhor desenvolvidas com o relacionamento ao seu cliente.
Por que as empresas estão utilizando Chatbot:
● simula diálogos com clientes na internet
● inteligência artificial
● amplo repertório de respostas automáticas
● conversação amigável e educada
● automatização dos processos de venda
● marketing digital avançado
● baixo custo
Vantagens dos Chatbots
No decorrer deste artigo você já deve ter percebido diversas vantagens de ter um Chatbot na sua empresa.
1. Redução de custos
2. Linguagem e interface
3. Engajamento
4. Personalização
5. Qualidade do atendimento
6. 24 horas disponível
7. Diminuição do tráfego de SAC
Conclusão
Em síntese, os bots chegaram para solucionar as questões de rotina dos clientes e que o atendimento humano não consegue resolver.
Junto com a inteligência artificial é possível agregar um atendimento de qualidade com solução.
Dessa forma, o cliente tem seu atendimento direcionado de maneira segmentada de acordo com a sua demanda, otimiza tempo e sua empresa economiza em custo benefício.
Se você busca crescimento de sua empresa nesse cenário pensando em Chatbots a hora de inovar e fidelizar seus clientes é agora, atualize-se!
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