1ª SIPAT integra e leva condutas preventivas para colaboradores do HMA e UPA
Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) promoveu a 1° SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho para colaboradores do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araguaína Sul. A programação de atividades contou com palestras, ginástica laboral e sorteio de brindes nas duas unidades. Segundo um dos organizadores, o técnico em Segurança do Trabalho, Gleison da Luz Sousa, a SIPAT teve como propósito orientar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho. “Prezamos também pela interação e integração dos colegas por meio da participação nas atividades oferecidas, além de reforçar a prática de condutas adequadas ao ambiente de trabalho”, afirma. O ciclo de palestras teve participação de colaboradores do HMA, Ambulatório Municipal de Especialidade e da UPA, e foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (RH/SESMT), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Atividades – O evento foi aberto com palestra cujo tema era Criando hábitos prevencionistas, ministrada pelo médico do trabalho, Ademar Filho. O objetivo foi mostrar ao colaborador a importância de hábitos de prevenção para a própria segurança e dos pacientes, o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), e todo o cuidado que o colaborador precisa ter com os materiais infectantes. Ademar também ressaltou a importância que o IBGH dá aos seus colaboradores. “É nítido que o IBGH preza pelo seu colaborador, pois procura dar o máximo de prevenção para que não aconteçam acidentes de trabalho”, disse. Entre as palestras, os colaboradores participaram de momentos de aquecimento relaxante com o educador físico Magno Espíndula de Castro. “É de suma relevância que os colaborares tenham conhecimento sobre os exercícios básicos que evitam problemas graves no futuro, como a Lesão por Esforço Repetitivo, conhecida como LER”, explicou.
E a motivação também foi um elemento presente na SIPAT, principalmente durante a palestra Motivação e Relacionamento Interpessoal, ministrada pelo Apóstolo Bueno. “Trouxemos para o colaborador o conhecimento sobre o quão impactante é a forma com que ele se relaciona com os colegas, frisando a leveza que a boa companhia no trabalho traz para todo o ambiente”, explicou. No fim da tarde, os participantes tiveram outro momento de descontração com coffee break e o sorteio de brindes. “As palestras foram muito boas, recebi muitas informações sobre o dia a dia no trabalho, tanto no relacionamento pessoal quanto na própria segurança pessoal. Foi muito bom agregar e conscientizar mais as pessoas a tomar cuidado no meio profissional e se relacionar melhor com os colegas e com os pacientes”, destacou o trabalhador da área de transportes da UPA, Mateus Freitas de Carvalho.
Direção Defensiva –No segundo dia de atividades, o instrutor de autoescola, Hermivaldo Mendes, falou sobre Direção Defensiva. Com informações sobre práticas seguras no trânsito, o instrutor explicou aos colaboradores a importância de ter sempre calma ao volante e tratar a todos respeitosamente. “Aos que por algum motivo estão atrasados para chegar ao trabalho, é perigoso dirigir rápido, sem cuidado. Essa pressa pode acabar causando um acidente”, destacou Hermivaldo. A bioquímica e coordenadora dos laboratórios da UPA e HMA, Thaisa Sousa Guimarães, aproveitou a palestra para adquirir ainda mais conhecimento. “Pude aprender um pouco mais sobre trânsito. Não fazia ideia do problema que podemos causar saindo de casa em cima do horário e que isso pode gerar acidentes, além de inúmeros problemas para o colaborador”, enfatizou.
Último dia – As atividades do dia começaram com a prática da ginástica laboral. Logo em seguida, os colaboradores acompanharam um tema extremamente relevante, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. A palestra foi ministrada pela responsável da Vigilância Epidemiológica do município de Araguaína, Mariane Freitas, que trouxe informações sobre o que são as DSTs, como são transmitidas e como prevenir o contágio. “Esse tema é muito importante, porque dentro do trabalho o colaborador está exposto a muitas dessas doenças e o conhecimento preventivo agregado com certeza irá ajudá-los no futuro”, destacou a palestrante.
Saldo positivo – De acordo com a coordenadora do NEP, Samantha Vitorino Coelho, a participação dos colaboradores em todas as atividades e o engajamento profissional mostraram o sucesso do 1° SIPAT. “Acompanhamos de perto o engrandecimento pessoal e profissional de cada participante e terminamos o evento com o sentimento de dever cumprido”, explicou.
(Assessoria de Imprensa/Foto: João Neto)
