Subseção Judiciária de Araguaína abre seleção externa para funções comissionadas
A Subseção Judiciária de Araguaína, vinculada à Seção Judiciária do Tocantins, iniciou no dia 4 de maio um processo seletivo externo simplificado para preencher duas funções comissionadas de Assistente Adjunto II (FC-02). Além disso, a iniciativa busca reforçar o apoio administrativo nas unidades da Justiça Federal na região.
Podem participar servidores públicos efetivos do Tocantins, de outros estados ou de municípios. No entanto, os candidatos precisam ter sido aprovados em concurso público e, ao mesmo tempo, manter vínculo com regime estatutário.

Inscrições seguem até 8 de maio
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico oficial. O prazo começou no dia 4 de maio e, portanto, segue até as 15h do dia 8 de maio de 2026.
Para concluir a inscrição, o candidato precisa preencher todos os campos e, em seguida, anexar o currículo atualizado e o contracheque do cargo efetivo no órgão de origem.
Além disso, a organização não aceita inscrições por outros meios nem o envio de documentos fora do prazo. Dessa forma, o candidato assume total responsabilidade pelas informações prestadas e, caso haja irregularidades, poderá responder nas esferas administrativa, civil e penal.
Etapas do processo seletivo
O processo seletivo contará com quatro etapas eliminatórias. Primeiramente, a comissão realizará a análise de currículo e qualificação. Em seguida, os candidatos participarão de entrevista semiestruturada, que avaliará o perfil comportamental.
Posteriormente, os dirigentes da Seção Judiciária conduzirão a entrevista final. Por fim, a equipe responsável fará a análise de vida pregressa, momento em que exigirá a apresentação da documentação específica.
As entrevistas devem começar a partir do dia 11 de maio. Enquanto isso, a divulgação do resultado final está prevista para ocorrer até o dia 22 de maio de 2026.
Atribuições e benefícios
O servidor selecionado atuará no suporte administrativo às varas federais da Subseção Judiciária de Araguaína. Além disso, ele auxiliará na movimentação e no controle de processos, bem como elaborará minutas de atos judiciais.
Também organizará pautas de julgamento e, ao mesmo tempo, manterá a comunicação com outros órgãos públicos e unidades da Justiça Federal.
A função comissionada FC-02 oferece remuneração de R$ 1.413,14. Além desse valor, o servidor receberá auxílio-alimentação de R$ 1.860,51.
Onde acessar o edital
O edital completo está disponível na seção “Avisos” do portal institucional. Por fim, para obter mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3218-3855.
