Trump recebe enviados de Líbano e Israel na Casa Branca em nova rodada de negociações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quinta-feira (23) os representantes diplomáticos de Líbano e Israel na Casa Branca, em mais uma rodada de negociações mediadas por Washington. As conversas ocorreram em meio ao esforço para ampliar o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah e reduzir a tensão na fronteira.
Segundo a imprensa internacional, esta foi a segunda reunião de alto nível entre as partes em poucas semanas. O encontro anterior havia sido realizado em 14 de abril, com mediação do secretário de Estado Marco Rubio, no que foi descrito como um raro contato direto entre Líbano e Israel após décadas.
O governo libanês entrou nas conversas buscando prorrogar a trégua que havia reduzido a violência nos últimos dias, mas que continuava sob pressão por causa de novos ataques no sul do Líbano. Antes da reunião desta quinta, Beirute também defendia uma agenda mais ampla, com retirada das forças israelenses de áreas ocupadas, envio do Exército libanês para a fronteira e avanço em negociações sobre segurança.
Do lado israelense, a posição oficial continuou centrada no enfraquecimento do Hezbollah e na criação de condições para um acordo mais amplo de segurança. Israel foi representado em Washington pelo embaixador Yechiel Leiter, enquanto a diplomata Nada Hamadeh Moawad participou pela delegação libanesa.
As negociações ocorreram um dia depois de uma nova escalada no Líbano. De acordo com a Reuters, a quarta-feira (22) foi o dia mais mortal no país desde o início do cessar-fogo em 16 de abril. A ofensiva deixou ao menos cinco mortos, entre eles a jornalista libanesa Amal Khalil, segundo autoridades e veículos locais citados pela agência.
Após a rodada desta quinta, Trump afirmou que Israel e Líbano concordaram em estender o cessar-fogo por mais três semanas. O presidente também disse que líderes dos dois países podem se reunir na Casa Branca dentro desse novo prazo, caso as conversas avancem.
