MP denuncia homem por cárcere privado, estupro e descumprimento de medida protetiva em Araguaçu (TO)
Um homem de 43 anos, de Araguaçu, região Sul do estado, foi denunciado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) pela prática de diversos crimes graves contra a ex-companheira, com quem mantinha união estável.Os fatos envolvem violências doméstica, familiar e sexual e descumprimento de medidas protetivas de urgência.
As investigações apontam que as ações criminosas ocorreram na zona rural de Araguaçu entre o final de 2025 e meados de janeiro deste ano. Mesmo ciente das medidas protetivas que o proibiam de se aproximar da vítima, o denunciado descumpriu a ordem judicial e manteve a mulher em cárcere privado.
Conforme a denúncia, o acusado trancou a residência e escondeu as chaves, o que impediu que a vítima deixasse o local. Durante o período em que permaneceu privada de liberdade, a mulher foi submetida a intensa violência psicológica e, sob grave ameaça, foi constrangida a manter relações sexuais sem consentimento.
A situação só foi interrompida quando a vítima, debilitada pela falta de alimentação, conseguiu sair da residência para buscar atendimento médico. Conforme testemunhas, ainda no mesmo dia, o homem teria invadido a casa da mãe da vítima com uma faca e permanecido no local até a chegada da Polícia Militar.
Diante da gravidade dos fatos e da materialidade comprovada no inquérito policial, a Promotoria de Justiça de Araguaçu requereu a condenação do denunciado pelos crimes de descumprimento de medidas protetivas de urgência, cárcere privado, violação de domicílio e estupro.
Em razão da atuação do MPTO, o denunciado permanece preso na Unidade Penal de Gurupi, à disposição da Justiça.
