Trump ameaça ações na Colômbia e diz que Petro “não ficará lá por muito tempo”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (4), em entrevista a bordo do Air Force One, que a Colômbia é um “vizinho doente que gosta de vender cocaína para os Estados Unidos”. Trump também disse que o presidente colombiano, Gustavo Petro, “não ficará lá por muito tempo” e indicou que Washington pode realizar operações contra fábricas de cocaína em território colombiano.
O presidente americano não detalhou quando nem como essas ações poderiam ocorrer, mas afirmou que os Estados Unidos não tolerarão países que, segundo ele, alimentam o tráfico de drogas direcionado ao mercado americano. As declarações ampliam o clima de tensão diplomática entre Washington e Bogotá, aliados históricos em temas de segurança regional.
Trump voltou a justificar uma postura mais ativa dos EUA no hemisfério ocidental ao afirmar que a Venezuela “não está do outro lado do mundo”, mas “ao lado dos Estados Unidos”. Segundo ele, o país se enquadra na chamada doutrina “Don-Roe”, apresentada como uma atualização da Doutrina Monroe, com diretrizes de atuação mais assertivas dos EUA sobre a América Latina.

O presidente também classificou a Venezuela como um “vizinho doente” e disse que Washington tem interesse direto em garantir a estabilidade regional. “Estamos no negócio de ter países ao nosso redor que sejam viáveis e bem-sucedidos”, afirmou, ao defender maior envolvimento americano nos assuntos do continente.
As falas reforçam a retórica dura do governo Trump em relação à região e sinalizam a possibilidade de uma escalada de pressões políticas e de segurança sobre países latino-americanos associados, segundo a Casa Branca, ao narcotráfico.
