Foto do Papa Leão XIV bebendo cerveja no Brasil vira sensação nas redes sociais; veja imagem
Poucas horas após ser oficialmente anunciado como o novo Papa, Leão XIV, cujo nome de nascimento é Robert Francis Prevost, de 69 anos, virou destaque nas redes sociais brasileiras por um motivo curioso e inesperado. Circula com força uma fotografia antiga que mostra o pontífice degustando cerveja no Brasil. Registrada em 2004, em Belo Horizonte, a imagem retrata Prevost sorridente, com uma camisa azul, calças pretas e segurando uma taça de cerveja.
Essa foto foi capturada durante a celebração dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, uma tradicional instituição na capital mineira. Naquela época, Prevost exercia o cargo de Superior-Geral da Ordem de Santo Agostinho e residia em Roma.

O evento que reuniu cerca de 400 participantes fazia parte de um congresso organizado pela Oala (Organização dos Agostinianos da América Latina). A programação contou com cerimônias solenes e homenagens, cenário no qual o agora Papa Leão XIV foi fotografado em um momento descontraído.
Além desse registro, Robert Prevost retornou a Minas Gerais em 2012 para uma visita pastoral, durante a qual participou de várias cerimônias religiosas em Mário Campos, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele visitou ainda instituições como a Fraternidade Agostiniana do Barreiro, as paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora da Consolação e Correia, além do próprio Colégio Santo Agostinho.
A recente viralização da foto em que o Papa aparece apreciando uma cerveja no Brasil despertou nos brasileiros uma mistura de surpresa e simpatia, rendendo ao novo pontífice um espaço especial, tanto entre os admiradores quanto entre os criadores de memes nas redes sociais.
