Rodovia TO-201 enfrenta congestionamento após proibição de caminhões em rota alternativa
A rodovia TO-201, em Axixá do Tocantins, tem registrado longos congestionamentos devido à proibição da passagem de caminhões em algumas ruas do perímetro urbano do município. A medida foi adotada após a cidade se tornar rota alternativa para caminhoneiros em decorrência do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA).
Impacto no Trânsito e Medidas Adotadas
Nesta quarta-feira (29), um vídeo publicado nas redes sociais mostrou uma fila quilométrica de carros, ônibus e carretas aguardando passagem pelo trecho. Além da restrição em Axixá, Tocantinópolis também proibiu a circulação de veículos pesados em seu perímetro urbano.

A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) informou que providenciou um pequeno desvio para facilitar as manobras das carretas em uma rua estreita de Axixá. Também está realizando operações tapa-buracos, implantando placas de sinalização e promovendo manutenção das rotas alternativas na região.
Decretos Municipais e Restrições
O decreto municipal, publicado na segunda-feira (27), estabeleceu a proibição de trânsito de caminhões nos seguintes trechos:
Rua do Comércio – entre o Ginásio Municipal e a Igrejinha;
Rua 13 de Maio – entre a Igrejinha e a TO-201.
Apenas moradores estão autorizados a circular nessas vias, utilizando a Travessa Santo Antônio para entrada e saída. Caminhões devem seguir pelo percurso do antigo lixão.
Solicitações ao DNIT e Alternativas para o Trânsito
A prefeitura de Axixá solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) providências para mitigar os impactos. No pedido, feito em 10 de janeiro, o município destacou prejuízos à pavimentação, danos a calçadas e riscos à segurança da população.
O DNIT informou que assumirá a recuperação dos danos nas rodovias causados pelo desvio de tráfego e estuda novas rotas alternativas para a região. Também está em fase final de negociação para restabelecer o tráfego entre Estreito e Aguiarnópolis por meio de balsas.
O decreto também determina que o Departamento de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Axixá implemente a sinalização das ruas interditadas, fiscalize o trânsito junto à Polícia Militar e oriente motoristas e moradores sobre as novas regras.
