O procurador do Tribunal Penal Internacional revelou nesta segunda-feira (20) que emitiu mandados de prisão contra altos funcionários de Israel e líderes de um grupo palestino, acusando-os de supostos crimes durante um conflito recente.
O procurador, Karim Khan, disse que há evidências suficientes para justificar os mandados de prisão contra os indivíduos, que são acusados de crimes de guerra e contra a humanidade.
Foto: Reuters/Ronen Zvulun
Os mandados de prisão foram solicitados para o ministro da Defesa de Israel e o primeiro-ministro israelense, bem como líderes do grupo palestino.
O tribunal agora avaliará as evidências antes de decidir se emite os mandados de prisão. No entanto, o tribunal não possui recursos para efetuar prisões.
As alegações de crimes de guerra têm sido contestadas por Israel e pelo grupo palestino.
O promotor enfatizou a importância de aplicar o direito internacional humanitário a todos os envolvidos no conflito, independentemente da afiliação ou posição política.
Os ministros israelenses criticaram as ações do promotor, enquanto os representantes do grupo palestino as condenaram como injustas.
O Tribunal Penal Internacional é encarregado de julgar crimes de guerra em todo o mundo, mas sua autoridade é limitada pela cooperação dos Estados membros