Dia dos Voluntários Telefônica Vivo mobiliza 11 mil colaboradores e beneficia 46 mil pessoas

O Dia dos Voluntários Telefônica Vivo mobiliza nesta sexta-feira (22) mais de 11,2 mil colaboradores em uma das maiores ações de voluntariado corporativo do Brasil. Promovida pela Fundação Telefônica Vivo, a iniciativa chega à 22ª edição com atividades em 52 instituições distribuídas por 37 cidades brasileiras.
Ao todo, a expectativa é beneficiar cerca de 46 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos. Além disso, familiares dos colaboradores também participam das atividades, ampliando o alcance das ações sociais desenvolvidas em todo o país.
Dia dos Voluntários Telefônica Vivo terá ação em Palmas
Em Palmas, a instituição contemplada é a Ação Social Jesus de Nazaré.
No local, aproximadamente 20 voluntários atuarão em diversas frentes de trabalho. Entre elas estão pintura de ambientes, revitalização da horta e melhorias na área esportiva da entidade.
Além disso, as ações buscam fortalecer a estrutura da instituição e proporcionar melhores condições para o desenvolvimento das atividades oferecidas à comunidade.
Educação concentra a maioria das iniciativas
Entre as organizações participantes, 75% atuam na área da educação, principal foco dos projetos apoiados pela Fundação Telefônica Vivo no Brasil.
Nesse sentido, a programação inclui a criação e reforma de laboratórios de ciências, biologia e matemática. Além disso, prevê a implantação de salas multissensoriais e espaços de acolhimento para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Por outro lado, as ações também contemplam inclusão digital. Para isso, serão criados ou revitalizados laboratórios de informática, espaços maker e estúdios de podcast.
Ao mesmo tempo, as equipes desenvolverão atividades de infraestrutura, como pintura, marcenaria, recuperação de espaços e implantação de hortas comunitárias.
Sustentabilidade integra programação pelo terceiro ano consecutivo
Além das melhorias estruturais, o Dia dos Voluntários Telefônica Vivo mantém iniciativas voltadas à sustentabilidade.
Dessa forma, estudantes de 33 escolas públicas participaram de uma campanha de arrecadação de resíduos eletrônicos. Entre os materiais coletados estão celulares, cabos, fones de ouvido, teclados e monitores.
A atividade ocorre em formato de gincana. Ao final, a turma que reunir a maior quantidade de resíduos em cada escola receberá premiação.
Fundação destaca impacto social da mobilização
Segundo a diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a transformação social por meio da tecnologia e da colaboração.
Além disso, ela destacou que o voluntariado fortalece a educação pública e amplia oportunidades para diferentes comunidades brasileiras.
O programa integra uma iniciativa global coordenada pela Fundación Telefónica, sediada em Madri. No Brasil, o projeto atua em parceria com escolas públicas, associações de pais e mestres e instituições sociais.
Em 2026, a mobilização contou com a formação de 50 comitês de voluntariado, reunindo mais de 400 participantes responsáveis pelo planejamento e execução das ações ao longo do ano.
