Projeto “Foco no Fogo” do Tocantins vira referência nacional e inspira Piauí

Programa de educação ambiental do Tocantins combate queimadas e compartilha experiências com outros estados
O projeto Foco no Fogo, desenvolvido pelo Governo do Tocantins, se tornou uma referência nacional na prevenção de queimadas ilegais. Além disso, a iniciativa inspirou outros estados, como o Piauí, a adotarem medidas semelhantes.
Na manhã desta terça-feira (17), a Semarh reuniu-se online com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. Durante a reunião, a equipe apresentou as ações do Foco no Fogo e discutiu a implementação de programas similares nos municípios piauienses.
O secretário Marcello Lelis destacou a importância da cooperação entre estados. “A iniciativa fortalece a troca de experiências e também ajuda a alinhar estratégias para enfrentar as queimadas”, afirmou.
Em 2025, o programa visitou 59 municípios e mobilizou cerca de 18 mil pessoas entre abril e agosto. Além disso, a diretora de Educação Ambiental, Erliette Gadotti, explicou que o projeto realiza atividades em propriedades rurais e ainda promove palestras educativas em escolas. Essas ações conscientizam sobre os riscos e impactos das queimadas ilegais.
Por isso, a equipe apresentou materiais educativos e o planejamento operacional das ações. Erliette destacou que compartilhar experiências permite que outras regiões adotem soluções eficazes, consequentemente aumentando os resultados das políticas públicas de educação ambiental.
Capacitação e integração
A Semarh anunciou uma capacitação em 23 de março, voltada à preparação de servidores para atuar nos municípios. Assim, a equipe do Piauí acompanhará a capacitação em tempo real, aprendendo como estruturar programas semelhantes.
A reunião contou com a presença da superintendente de Meio Ambiente do Piauí, Vitória Alzenir, dos auditores ambientais Larissa Carvalho e Eduardo Ganassoli, além de integrantes da empresa Geonoma.
Estrutura do Foco no Fogo
O Foco no Fogo nasceu de um esforço interinstitucional pelo Comitê do Fogo, que envolve 32 parceiros, incluindo Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Naturatins, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Exército Brasileiro, Ibama/Prevfogo, Polícia Rodoviária Federal e Detran-TO.
Finalmente, com educação ambiental, fiscalização e prevenção, o programa se consolidou como modelo nacional no combate às queimadas ilegais.
