Governador Wanderlei Barbosa embarca em missão no Paraguai para encontro do BID com líderes de 48 países
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, embarca nesta terça-feira, 10, para Assunção, no Paraguai. Na capital paraguaia, ele participará das Reuniões Anuais dos Conselhos de Governadores de 2026 promovidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O evento ocorre entre quarta-feira, 11, e sábado, 14. Durante esse período, líderes econômicos e financeiros dos 48 países membros do grupo se reunirão para discutir desafios e oportunidades na América Latina e no Caribe. Além disso, representantes do setor privado também participarão dos debates.

Entre os principais temas da programação estão o crescimento econômico liderado pelo setor privado e a integração regional. Também serão discutidos assuntos como minerais críticos, segurança e comércio internacional. Da mesma forma, o encontro abordará o desenvolvimento de mercados e novas oportunidades de negócios.
Além desses temas, os participantes debaterão a ampliação da iniciativa IDBImpact+. Com esse programa, o grupo alcançou financiamento recorde de US$ 35 bilhões em 2025. Assim, a iniciativa se tornou uma das principais estratégias do banco para impulsionar investimentos na região.
Tocantins busca ampliar diálogo e investimentos
Segundo o governador Wanderlei Barbosa, a participação do estado no encontro fortalece o diálogo com gestores do BID. Além disso, abre novas possibilidades de cooperação e financiamento.
“A presença do Tocantins no evento fortalece o diálogo com gestores do BID. Ao mesmo tempo, amplia oportunidades de novas linhas de financiamento. Além disso, permite apresentar aos países membros as potencialidades do estado em áreas como agropecuária, turismo e mineração”, destacou o governador.
Projetos do Tocantins com apoio do BID
O secretário da Fazenda do Tocantins, Donizeth Silva, também participará do evento em Assunção. Segundo ele, o BID é uma das principais fontes de financiamento multilateral para projetos de desenvolvimento na América Latina e no Caribe.
De acordo com o secretário, o Tocantins já recebeu recursos para iniciativas importantes. Entre elas estão o Profisco I, o Profisco II e o programa Tocantins Mais Sustentável.
Esses projetos contribuem para a modernização da gestão pública. Além disso, incentivam o desenvolvimento sustentável. Como resultado, ajudam a melhorar a qualidade de vida da população tocantinense.
Estrutura das reuniões do BID
A programação inclui a 66ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além disso, ocorrerá a 40ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do BID Invest.
Esses conselhos representam as instâncias máximas de decisão das instituições. Em geral, participam ministros da Fazenda, Finanças, Economia ou Planejamento dos países membros. Além disso, presidentes de bancos centrais e outras autoridades econômicas de alto nível também integram os encontros.
Dessa forma, as reuniões funcionam como um espaço estratégico para definir prioridades e discutir investimentos voltados ao desenvolvimento da região.
