Estudo revela as contratações que menos renderam no Brasileirão; confira ranking
Um estudo do Bolavip Brasil analisou as 100 maiores transferências do futebol brasileiro apontou o meia Benjamín Rollheiser, do Santos Futebol Clube, como a pior contratação da atualidade. O levantamento considerou negociações realizadas entre 1º de janeiro de 2024 e 15 de fevereiro de 2025, com base em dados do site Transfermarkt.
Os pesquisadores avaliaram dois critérios: desempenho esportivo e impacto financeiro. No cálculo final, atribuíram peso 6 ao aspecto esportivo e peso 4 ao financeiro.
No campo esportivo, o estudo mediu o impacto do jogador na média de pontos da equipe. Quando o time apresenta média superior com o atleta em campo, o impacto é positivo. Além disso, o percentual de partidas disputadas também influencia na nota final.
Já no critério financeiro, o levantamento analisou o saldo da transferência. Caso o jogador permaneça no clube, o retorno financeiro é considerado zero e o custo pesa contra. Por outro lado, se houver revenda com lucro, o impacto negativo diminui.
Rollheiser lidera ranking negativo
Rollheiser chegou ao Santos em fevereiro do ano passado por 11 milhões de euros. A contratação figura como a 32ª mais cara da história do futebol brasileiro. No entanto, o desempenho não correspondeu ao investimento.
Com o argentino em campo, o Santos soma média de 1,14 ponto por partida. Sem ele, a média sobe para 1,84. Por isso, aliado ao alto valor pago, o meia recebeu nota 0,03, a pior do ranking.
Botafogo concentra contratações mal avaliadas
Entre as dez piores contratações do período, quatro foram feitas pelo Botafogo de Futebol e Regatas. O clube investiu alto em reforços nos últimos anos, mas parte deles ainda não apresentou o retorno esperado.
Um exemplo é Matheus Martins, que custou 10 milhões de euros e ocupa a 37ª posição entre as contratações mais caras do país. Desde que chegou, o time tem média de 1,46 ponto por jogo com ele em campo, abaixo da média geral da equipe, que é de 1,73.
Paulinho também aparece na lista
No Sociedade Esportiva Palmeiras, Paulinho surge como outra contratação mal avaliada. O atacante custou 18 milhões de euros, sendo a oitava mais cara da história do futebol nacional. Com ele, a média é de 1,25 ponto por partida, enquanto o time registra 1,51 no geral. Ainda assim, o número de jogos disputados é baixo, já que o atleta sofreu lesões e entrou em campo apenas 16 vezes.
As dez piores contratações do futebol brasileiro
1 – Benjamín Rollheiser (Santos) – 0,03
2 – Matheus Martins (Botafogo) – 0,26
3 – Paulinho (Palmeiras) – 0,27
4 – Matheus Henrique (Cruzeiro) – 0,28
5 – Santiago Rodríguez (Botafogo) – 0,28
6 – Artur (Botafogo) – 0,34
7 – Júnior Santos (Atlético-MG) – 0,34
8 – Nathan Fernandes (Botafogo) – 0,35
9 – Walace (Cruzeiro) – 0,36
10 – Rafael Borré (Internacional) – 0,39
