Estudante de 17 anos é aprovado em medicina pela universidade federal do Tocantins
O estudante Fernando Abreu Miranda, de 17 anos, comemorou a aprovação no curso de medicina pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) após o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Morador de Itaporã, no norte do Tocantins, o jovem contou que teve dificuldade para acreditar quando viu o próprio nome na lista de aprovados.
Segundo ele, o momento foi marcado por surpresa e incredulidade. Durante a madrugada, após o retorno da energia elétrica em sua cidade, decidiu conferir o resultado do Sisu e encontrou o nome entre os selecionados para a graduação em medicina. A confirmação só veio horas depois, ao perceber que a aprovação era real.
A divulgação do resultado da chamada regular do Sisu ocorreu no dia 29 de janeiro. Itaporã fica a cerca de 250 quilômetros de Palmas, cidade onde o curso é ofertado. Com a conquista da vaga, o estudante afirmou que pretende se mudar para a capital para iniciar a graduação.

Apesar da alegria pela aprovação, o jovem destacou que a mudança representa um desafio emocional, já que deixará para trás família, amigos e a rotina construída ao longo dos anos. Ele afirmou, no entanto, que conta com apoio de parentes que vivem em Palmas, o que facilita o processo de adaptação.
As aulas do primeiro semestre de 2026 na Universidade Federal do Tocantins estão previstas para começar no dia 23 de fevereiro.
O Sistema de Seleção Unificada é um programa do Ministério da Educação que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país. Após a chamada regular, candidatos que não são selecionados ainda podem disputar vagas por meio da lista de espera.
