Enchentes deixam morto em Portugal e garota desaparecida na Espanha após temporais
As fortes chuvas e ventos que atingem a Península Ibérica nesta quinta-feira (5) deixaram ao menos um idoso morto em Portugal e uma garota desaparecida na Espanha, além de provocar enchentes, evacuações em massa e danos severos à infraestrutura.
Em Portugal, um idoso morreu depois que o carro em que estava foi arrastado pela força da enxurrada. Já na Espanha, uma menina desapareceu ao tentar resgatar o cachorro da família e acabar sendo levada pela correnteza de um rio durante o temporal.
As buscas pela garota continuam. Segundo o chefe dos bombeiros de Málaga, Manuel Marmolejo, equipes percorreram o rio desde o ponto onde a criança caiu até o fim do curso d’água. O animal foi encontrado, mas a menina segue desaparecida.

Na região da Andaluzia, cerca de 4 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Dezenas de estradas foram interditadas por causa de alagamentos e deslizamentos de terra. Os serviços de emergência relataram mais de um milhão de chamados até a noite de quarta-feira, enquanto ao menos 14 rios e dez represas estavam sob risco extremo de transbordamento.
A tempestade Leonardo é a mais recente de uma sequência de temporais de inverno que têm castigado a região. Em algumas áreas da Andaluzia, o volume de chuva ultrapassou 40 centímetros, índice normalmente esperado para vários meses.
Uma nova frente fria, batizada de tempestade Marta, deve atingir a Península Ibérica no fim de semana, elevando o alerta das autoridades.
Na semana passada, o governo português estimou em mais de 4 bilhões de euros os custos para reconstrução da infraestrutura danificada. Dados oficiais apontam que janeiro foi o mês mais chuvoso no país desde o ano 2000.
Em Alcácer do Sal, no sul de Portugal, moradores enfrentaram ruas alagadas com água na altura da cintura após o transbordamento do rio Sado. “Nunca vi nada assim. É surreal”, relatou uma moradora da região.
Especialistas alertam que as mudanças climáticas provocadas pela ação humana têm aumentado a frequência, intensidade e duração de eventos extremos, como enchentes e tempestades, na Europa.
