Embaixador russo diz que defesa antiaérea venezuelana falhou em disparos contra tropas dos EUA
O embaixador da Rússia na Venezuela, Sergey Melik-Bagdasarov, afirmou nesta segunda-feira (26) que Caracas chegou a realizar dois disparos com baterias antiaéreas russas contra as tropas americanas durante a operação que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro, em 3 de janeiro.
Segundo o diplomata, os ataques não tiveram sucesso por falta de preparo do pessoal militar venezuelano para operar os sistemas de defesa. “Além de ter uma metralhadora nas mãos, é preciso saber dispará-la”, declarou em entrevista à emissora russa Rossiya 24.

Melik-Bagdasarov disse ter sido informado de que houve pelo menos dois disparos, mas que ambos erraram o alvo. Apesar disso, ele garantiu que a cooperação militar entre Rússia e Venezuela segue em andamento e que a manutenção dos armamentos russos no país continuará pelos próximos anos.
Após a captura de Maduro, surgiram questionamentos sobre a eficácia dos sistemas de defesa fornecidos por Moscou. Autoridades americanas chegaram a sugerir que parte das baterias antiaéreas russas teria sido neutralizada por recursos de guerra eletrônica.
