Idoso atacado por pitbull em Palmas (TO) recebe alta após 18 dias internado e quatro cirurgias
O idoso Nivaldo Ruiz, de 83 anos, recebeu alta hospitalar neste domingo (11) após passar 18 dias internado e ser submetido a quatro cirurgias em decorrência de um ataque de um cão da raça pitbull, ocorrido em Palmas. Ele sofreu fratura exposta em um dos braços e perdeu parte de dois dedos.
Segundo a neta, Lorena Ruiz, apesar da alta, o idoso ainda precisará passar por novos procedimentos médicos, incluindo a troca de um curativo a vácuo utilizado no tratamento das lesões. “Ele está bem, com pouca dor, mas muito feliz por estar em casa. Ao mesmo tempo, está com medo por conta do animal”, relatou.
O ataque aconteceu no dia 25 de dezembro de 2025, na quadra 606 Sul, no momento em que Nivaldo desembarcava de um veículo com a família, logo após uma comemoração de Natal. O idoso é diabético e possui outras comorbidades, o que agravou o quadro clínico e exigiu cuidados intensivos.

De acordo com a família, o medo permanece, já que o animal continua na residência da tutora. “Meu vô está muito preocupado. A gente chega em casa com receio, liga antes para avisar que está chegando. O maior medo dele é sair de casa ou alguém chegar e ser atacado novamente”, contou a neta.
No dia do ataque, a tutora do cão foi conduzida pela Polícia Militar à Central de Flagrantes, onde foi registrado boletim de ocorrência. Ela admitiu ser responsável pelo animal e alegou que o pitbull havia fugido da residência antes do ataque.

A mulher também foi autuada pela Prefeitura de Palmas e está proibida de deixar o animal em vias públicas. Ela responderá administrativamente e penalmente pelos danos causados ao idoso.
Relembre o caso
Segundo relato da família, o pitbull teria tentado atacar outra pessoa momentos antes. Ao perceber a situação, o idoso tentou se deslocar até o portão, mas, devido à idade e limitações físicas, não conseguiu se afastar a tempo e acabou sendo atacado.

Nivaldo deixou os pais, uma filha e demais familiares apreensivos, mas segue em recuperação em casa, acompanhado pela família e sob cuidados médicos.
