UniCatólica conquista 2º e 3º lugar na premiação MuPI UBEC
O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) parabeniza as docentes Dra. Ana Carla de Lira Bottura, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, e a Me. Evelynne Urzedo Leão por conquistarem o 2º e o 3º lugar respectivamente, do 3º Prêmio Multiplica Práticas Inovadoras (MuPI) da Educação Superior do Grupo União Brasileira de Educação Católica (UBEC).
A premiação é destinada exclusivamente aos professores que atuam nas Unidades de Missão de Educação Superior do Grupo UBEC, envolvidos no planejamento, execução de projetos ou práticas inovadoras, com desenvolvimento de aprendizagens ativas e do engajamento discente por meio da valorização de metodologias inovadoras que integrem ações criativas, favoreçam a autonomia e ainda estimulam o uso de diferentes tecnologias e abordagens interdisciplinares.
2º lugar: Ana Carla de Lira Bottura / Projeto: Aprendizagem ativa nas redes sociais

A professora Dra. Ana Carla Bottura conquistou o 2º lugar com o projeto “Aprendizagem ativa nas redes sociais”, iniciativa que também recebeu o 1º lugar na premiação de Práticas Docentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO). O trabalho integra ensino, extensão e inovação ao utilizar plataformas digitais como ferramentas de formação e interação acadêmica.
Para a docente, a premiação reafirma a importância de investir em metodologias que dialoguem com o perfil atual dos estudantes. “É uma alegria ter esse projeto premiado novamente, agora dentro do grupo UBEC. Isso confirma o valor das metodologias ativas e diferenciadas, que colocam o aluno no centro do processo, utilizando novas linguagens e tecnologias. É um incentivo para dar continuidade a esse trabalho e reforça o compromisso institucional com a valorização docente e a inovação em sala de aula”, destacou.
3º lugar: Evelynne Urzêdo Leão / Projeto: It’s Tea Time…or Not! A estação de chá como experiência de aprendizagem ativa em morfologia vegetal

Com o projeto “It’s Tea Time… or Not!”, a professora Me. Evelynne Urzêdo conquistou o 3º lugar. A proposta busca tornar o estudo de morfologia vegetal, que é tradicionalmente desafiador para muitos estudantes, uma experiência dinâmica, sensorial e aplicável ao cotidiano.
Inspirada na metodologia “Café com Botânica”, a atividade adapta conteúdos teóricos ao curso de Agronomia, associando partes das plantas à produção de bebidas e alimentos com uso alimentar e medicinal. A prática é apresentada semestralmente no Dia de Campo das Ciências Agrárias, onde o espaço se transforma em uma feira de conhecimento, degustação e diálogo entre estudantes e comunidade sobre ciência, cultura e saúde.
A reitora e professora Dra. Andrea Borim, celebrou o resultado e ressaltou a sintonia entre inovação pedagógica e missão institucional, “Essa premiação só reforça os nossos esforços em preparar profissionais comprometidos para o mercado de trabalho e engajados em transformar os saberes em produtos acessíveis à comunidade.Tanto o uso das redes sociais quanto o Dia de Campo demonstram a força de multiplicar saberes e aproximar o conhecimento da comunidade”, afirmou.

