Foto de casamento de idoso morto um tornado em Rio Bonito do Iguaçu PR, é encontrada a 220 km de distância e devolvida à família
Uma fotografia do casamento do filho de José Gieteski, idoso de 83 anos que morreu durante a passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu (centro do Paraná), foi localizada a cerca de 220 km de distância, em uma lavoura na área rural de São Mateus do Sul, no sul do estado. A imagem foi encontrada intacta e será devolvida à família, que perdeu muitos pertences no desastre.
Antônio Gieteski, filho da vítima, explicou que a foto estava em um álbum guardado na casa de madeira do pai, que foi completamente destruída pelo fenômeno climático. Segundo ele, o tornado atingiu a residência em poucos segundos — “em questão de um minuto, um minuto e 20 segundos” — e arremessou a casa a cerca de 30 metros, soterrando José sob as tábuas. “Não ficou uma tábua no lugar”, relatou Antônio.
Morador da mesma propriedade onde viviam os pais, Antônio contou que a família, composta por produtores rurais e residente a aproximadamente 8 km do centro de Rio Bonito do Iguaçu, se surpreendeu ao saber que a foto voou para o outro lado do estado. Pessoas que encontraram a imagem na localidade do Lageado entraram em contato pelas redes sociais e se dispuseram a enviar o item de volta. “Mesmo com a chuva, ela ficou intacta… é muito legal, pois perdemos muitos pertences pessoais, além dos bens”, disse o filho.

A mãe de Antônio, viúva de José, de 86 anos, também sofreu ferimentos no tornado — fraturas na clavícula e costelas, além de hematomas — e se recupera na casa de outra filha, em Laranjeiras do Sul. A família enfrenta agora o processo de reconstrução das moradias e o luto pela perda.
O tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu registrou ventos de até 418 km/h e destruiu cerca de 90% do município. Testemunhos locais descrevem cenas de destruição: um sofá foi arremessado por cerca de 300 metros e destroços de residências apareceram dispersos pela propriedade de Antônio, apesar da distância para a zona urbana. Rio Bonito do Iguaçu, que tem aproximadamente 14 mil habitantes, teve quase 1,5 mil casas danificadas; mais de 11 mil pessoas foram afetadas e cerca de 1,1 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas, informa a Defesa Civil.
No total, as tempestades que atingiram o Paraná causaram ao menos sete mortes — seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava — e deixaram pelo menos 835 feridos que necessitaram de atendimento médico. O desastre é considerado um dos mais devastadores da história do estado e reacendeu debates sobre a frequência de tornados na região — o Paraná é apontado como o segundo maior corredor mundial desse tipo de fenômeno — e sobre o impacto das intervenções humanas no agravamento de tragédias ambientais.
Desde o episódio, uma força-tarefa integrada por órgãos governamentais e voluntários tem trabalhado na reconstrução da cidade. Para Antônio e sua família, gestos como a devolução da fotografia representam um alento em meio ao processo de recuperação: “Nos comovemos pela atitude deles nos procurarem, com a intenção de devolver a foto. É pra ver que ainda tem seres humanos que prezam pelos outros”, concluiu.
