Milei desiste de participar do G20 na África do Sul após ausência de Trump
O presidente da Argentina, Javier Milei, não participará da cúpula do G20 que será realizada ainda este mês na África do Sul. No lugar dele, o país será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Pablo Quirno. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (12) por fontes do Ministério das Relações Exteriores argentino, sem detalhar os motivos da mudança.
Nos bastidores, porém, a ausência de Milei ocorre logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que não participará do encontro. Milei considera Trump seu principal aliado internacional, ao lado de Israel, e tem alinhado grande parte de sua política externa aos Estados Unidos.

Trump acusa a África do Sul de abusos
Trump declarou que nenhum representante de seu governo comparecerá à cúpula, alegando que a África do Sul viola direitos humanos da minoria branca africâner. Segundo ele, os africâneres estariam “sendo assassinados, massacrados e tendo suas terras confiscadas ilegalmente”. O presidente americano classificou como “uma vergonha completa” o país sediar o evento.
Trump ainda manifestou interesse em levar a edição de 2026 do G20 para Miami, afirmando que a participação dos EUA no fórum só será retomada quando cessarem os supostos abusos praticados pelo governo sul-africano.
Milei reforça aliança com Washington
A relação entre Milei e Trump tem sido cada vez mais estreita. Desde que assumiu o governo argentino, em dezembro de 2023, Milei já viajou 14 vezes aos Estados Unidos, sendo sete somente em 2025. O presidente argentino tem buscado aproximar seu país das agendas políticas e econômicas de Washington.
Com a desistência de Milei e a ausência americana, a cúpula do G20 na África do Sul deve ocorrer sob forte tensão diplomática, especialmente diante das críticas de Trump ao país-sede.
