Brasileiro está entre os feridos em acidente com bondinho que deixou 17 mortos em Lisboa
Um brasileiro está entre os feridos no acidente envolvendo o Elevador da Glória, tradicional bondinho de Lisboa, Portugal. A confirmação foi feita à CNN pelo cônsul-geral do Brasil na capital portuguesa, Alessandro Candeas.
De acordo com o diplomata, o brasileiro recebeu atendimento médico ainda na quarta-feira (4), data do acidente, e já recebeu alta. Apesar da gravidade do episódio, ele não está entre as vítimas fatais.

Segundo o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, o descarrilamento deixou 17 mortos. Nenhum dos falecidos possui nacionalidade brasileira. Ainda de acordo com o governo local, cinco pessoas permanecem internadas em estado grave, e uma investigação foi aberta para apurar as causas do acidente.
A tragédia envolveu ao menos 38 pessoas. Entre os mortos confirmados estão cidadãos de Portugal (4), Alemanha (2), Espanha (2), além de vítimas individuais da Coreia, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos.
As autoridades acreditam que o acidente tenha sido provocado pela ruptura do cabo do bondinho, o que teria feito o veículo perder o controle durante a descida de uma rampa de 265 metros. Ao fazer uma curva, o bondinho descarrilou e colidiu contra um prédio.
O Elevador da Glória, inaugurado em 1885, é um dos ícones turísticos de Lisboa. Ele liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, região conhecida pela vida noturna, e transporta cerca de 3 milhões de passageiros por ano, segundo a prefeitura local.
A imprensa portuguesa também relatou que uma família alemã estava entre as vítimas, incluindo uma criança de três anos, que sofreu apenas ferimentos leves. O pai morreu no local, e a mãe permanece internada em estado grave.
Nos últimos anos, Lisboa tem registrado um forte crescimento no turismo, especialmente durante o verão europeu, com grande concentração de visitantes na região central da cidade.
