Thiago Monteiro sofre queda, sai do top 100 e pode despencar ainda mais
A semana não começou boa para o cearense Thiago Monteiro, que amargou uma queda de 12 colocações depois do Masters 1000 de Madri, saiu do top 100 e, como defende oitavas de final no Masters de Roma, pode despencar ainda mais no ranking.
Ocupando atualmente a 106ª colocação, o canhoto cearense está na disputa do quali no Foro Itálico e precisa de vitórias para evitar uma queda ainda maior, podendo cair para abaixo da 120ª colocação, deixando assim de ser o número 2 do Brasil.

Na contramão de Monteiro, o paulista Matheus Pucinelli teve uma boa ascensão nesta semana, ganhou 16 lugares, se aproximando da volta ao top 300. Ele subiu para o 306º posto e tem tudo para retornar à faixa dos 300 melhores do mundo se somar algumas vitórias nesta semana no challenger de Santos, podendo até conseguir esse feito contando com quedas dos rivais à frente.
Também teve uma boa subida o pernambucano João Lucas Reis, que disparou 33 lugares com duas boas campanhas seguidas em challengers e agora é o 351º do mundo. Ele é mais um que está na disputa em Santos nesta semana e que tem perspectiva de ganhar ainda mais terreno na ATP.
O carioca João Fonseca segue firme como número 1 do país, mantendo a 65ª colocação. Thiago Wild e Felipe Meligeni, respectivamente terceiro e quarto do Brasil, amargaram quedas, o paranaense caiu sete lugares e foi para 120º e o paulista perdeu seis posições e foi para 123º.
