• Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
Ver todos
Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
28/07/2026
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
  • Home
  • Notícias
  • Esporte
  • Tocantins
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Policial
  • Jornal Surgiu
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
BUSCAR

Acadêmico da Unitins tem registro de software aprovado pelo Inpi

Educação — 28/09/2024 - 15:42 / Atualizado em: 28/09/2024 · 16:13 Por:  Giulia Moreira Galvão

O aluno do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas e participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Extensão (Pibiex) João Victor Póvoa conquistou a aprovação do registro de seu software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Ele desenvolveu o SoftwareHub, uma plataforma destinada a simplificar o processo de gerenciamento de registros de propriedade intelectual.

O SoftwareHub facilita o registro de criações tecnológicas e inovações de forma prática e eficiente no âmbito da Unitins. A plataforma oferece aos autores um formulário eletrônico intuitivo, onde é possível descrever o propósito do software, os problemas que ele resolve, o público-alvo e sua relevância no mercado. Além disso, o autor pode detalhar as ferramentas e linguagens utilizadas no desenvolvimento.

Uma vez preenchido, o formulário é enviado diretamente ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da universidade. Essa unidade recebe as informações de maneira organizada e gerencia as solicitações de registro de propriedade intelectual.

Siga o Surgiu no Google Adicionar como Fonte Preferida

Veja também

Matrículas da rede municipal de Palmas começam nesta segunda; veja os prazos

O perigo do aluno ‘nota 7’: como o desempenho médio esconde dificuldades que explodem no ensino médio

IFTO abre 100 vagas gratuitas para curso superior EaD em Sistemas

Foto: Arquivo Pessoal

O professor Jeferson Morais, diretor do NIT, orientador do projeto e docente do curso de Sistemas de Informação, explica que o processo de registro de propriedade intelectual é atualmente burocrático, com fluxos manuais. “Com o SoftwareHub, conseguimos centralizar todas as etapas em uma única ferramenta. A Unitins passa a receber o pedido por meio de um formulário eletrônico preenchido tanto por membros da comunidade acadêmica quanto por pessoas externas. A partir desse formulário, podemos gerenciar todos os ativos intangíveis da universidade, como propriedades intelectuais, e prospectar clientes para a transferência de tecnologia, o que é essencial para a instituição. Isso gera lucros, inclusive royalties, tanto para alunos quanto para pesquisadores e para a universidade”, afirma.

Além disso, Morais destaca o compromisso da Unitins com a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico, sempre com foco na sociedade.

Um dos grandes diferenciais do SoftwareHub é a transparência. Após a submissão do formulário, o autor pode acompanhar todas as etapas do processo de registro, desde o envio até a aprovação final pelo Inpi. A plataforma também permite que a equipe do NIT anexe documentos essenciais, como boletos de pagamento e certificados de confidencialidade e de registro.

A criação do SoftwareHub representa um avanço significativo para a Unitins, proporcionando aos alunos uma maneira eficaz de proteger suas inovações. João Victor Póvoa ressalta que a ideia do projeto surgiu da necessidade de otimizar um processo muitas vezes complexo. “O SoftwareHub tem o objetivo de transformar a Unitins em um polo de inovação, permitindo que alunos, egressos e membros da comunidade externa registrem suas criações de software de forma simples e intuitiva, além de acompanhar todas as fases do processo. A plataforma também facilita a gestão das informações pelo NIT”, explica.

Para a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Leandra Cristina Cavina, iniciativas como essa são fundamentais. “Essas ações de extensão são essenciais para que nossos acadêmicos ampliem seus conhecimentos e gerem benefícios tanto para a universidade quanto para a sociedade. Além disso, o registro no INPI fortalece ainda mais o nosso know-how em inovação”, destaca.

Com a aprovação do registro no Inpi, o projeto de João Victor não apenas valida o seu trabalho, mas também incentiva outros estudantes a desenvolverem suas próprias ideias e inovações. O SoftwareHub se torna, assim, uma ferramenta valiosa para promover a cultura de inovação na universidade e no estado do Tocantins.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista, reforça a importância de projetos como esse. “A Universidade, por meio do incentivo à iniciação científica e à extensão, tem colhido bons frutos. Um desses frutos é o projeto do João Vítor, que ajudará muitas pessoas e fortalecerá o diálogo com a sociedade. A aprovação do registro pelo Inpi é uma grande vitória, que encoraja outros alunos a participarem do Pibiex e colocarem suas ideias de transformação social em prática”, afirma.

Com iniciativas como o SoftwareHub, a Unitins reafirma seu compromisso em apoiar a criatividade e o empreendedorismo entre seus estudantes, contribuindo para o fortalecimento da propriedade intelectual no Brasil.

Acompanhe o Surgiu

No WhatsApp

No Instagram

Compartilhe

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir

Tópicos: ACADÊMICO, INPI, UNITINS

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado. Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Notícias relacionadas

Sicredi – Institucional – 728×90

Leia mais de Educação

Ulbra Palmas abre 37 cursos gratuitos EAD para quem deseja se qualificar; veja como se inscrever

Ulbra Palmas abre 37 cursos gratuitos EAD para quem deseja se qualificar; veja como se inscrever

Provas objetivas e redação do Enem 2025: escolas do Tocantins lideram ranking estadual

Provas objetivas e redação do Enem 2025: escolas do Tocantins lideram ranking estadual

UFNT apoia I Sarau de Babaçulândia e incentiva novos talentos da cultura regional

UFNT apoia I Sarau de Babaçulândia e incentiva novos talentos da cultura regional

Uso excessivo das redes sociais afeta a capacidade de lidar com emoções, alerta pesquisadora

Uso excessivo das redes sociais afeta a capacidade de lidar com emoções, alerta pesquisadora

Universidade da Maturidade promove encontro com anciãos Akwe Xerente e fortalece troca de saberes em Tocantínia

Universidade da Maturidade promove encontro com anciãos Akwe Xerente e fortalece troca de saberes em Tocantínia

Auditoria do Conselho Federal avalia gestão e prestação de contas do CRMV-TO

Auditoria do Conselho Federal avalia gestão e prestação de contas do CRMV-TO

Araguaína – Investe 5/26 – 300×250

Mais lidas da semana

filho de vereador
1

‘Jovem amigo e companheiro’: quem era o filho de vereador morto a tiros em praia do Tocantins

2

SINE de Paraíso do Tocantins abre dezenas de vagas de emprego em diversas áreas

3

Câmara de Paraíso do Tocantins conclui revisão final de edital para contratação da banca do concurso público

4

ACIP e Polícia Militar lançam patrulhamento noturno reforçado e canal direto contra furtos em Paraíso

5

PRF identifica moto adulterada e recupera outra furtada em Paraíso

Bem Maior – Institucional – 300×250
BRK – Chuva – Novembro 2024 – 300×250
Lojas Ricardos – Institucional – 300×250

Últimas notícias

*

Golaço de Cabo Verde contra a Argentina é eleito o mais bonito da Copa do Mundo de 2026

*

PRF flagra transporte de madeira ameaçada de extinção e apreende rebites na BR-153

*

Julho destaca motoristas, motociclistas e socorristas e reforça compromisso com a segurança no trânsito

*

Palmeiras rejeita oferta de R$ 116 milhões por Flaco López

*

Corinthians encaminha renovação de contrato e aguarda retorno de Memphis ao Brasil

Netprime – Seja Prime – 300×250
Surgiu

Institucional

  • Expediente
  • Redação
  • Comercial
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Serviços

  • Jornal Surgiu
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias

Comunidades

  • Siga no Instagram
  • Siga no Facebook
  • Siga no X
  • Inscrever-se no Youtube
  • Contate-nos pelo WhatsApp
© 2008-2026, Surgiu. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por Teech.com.br