Após 4 dias sem contato, publicitário do interior de SP recebe notícias da família no RS: ‘Muitos perderam tudo’
O publicitário de Sorocaba (SP) que tem família no Rio Grande do Sul conseguiu contato com os parentes após quatro dias. Nesta terça-feira (7), a Defesa Civil do estado atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais.
Em um vídeo enviado à TV TEM na quinta-feira (2), José Lucio dos Santos relatou a angústia que sentia por estar há três dias sem conseguir informações sobre a família que mora em Relvado (RS), na região do Vale do Taquari, que tem cerca de 2 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta terça-feira (7), José Lúcio disse ao g1 que conseguiu falar com a mãe, o pai, a irmã e tias que moram nos municípios atingidos pelo temporal na tarde de sexta-feira (3). Segundo o rapaz, a família não conseguiu mandar notícias pois estava sem energia para carregar os celulares e em algumas regiões não havia sinal de telefone.
“Meus pais e minha irmã moram em Relvado, lá a água abaixou, mas a cidade está praticamente sem acesso. São poucos os pontos que o pessoal consegue chegar, e só dá para chegar de caminhonetes grandes e helicópteros”, conta.
Segundo o publicitário, a casa dos pais dele não chegou a ser atingida pela enxurrada. No entanto, a água invadiu a casa de sua tia, que fica em Encantado (RS), cidade vizinha de Relvado. “A casa dela está lodo puro. Agora que a água abaixou, estão começando a limpar do jeito que dá”, relata.
Apesar dos parentes do jovem estarem fisicamente bem, o rapaz afirma que vizinhos da família perderam tudo e que a cidade ainda está sem energia elétrica e abastecimento de água.
“Minha família não perdeu nenhum móvel, estão todos bem, mas muitos moradores perderam tudo. Amigos e vizinhos perderam as casas. Só no centro da cidade, por exemplo, o sindicato onde minha irmã trabalhava tá praticamente destruído. E a oficina, que ficava em frente, foi levada embora pela enxurrada.”
Em mensagens enviadas a José, a irmã do jovem relata a angústia sentida diante do cenário após o temporal. “Relvado vai demorar uns 10 anos para voltar. Estou podre. Zé, não aguento mais e tem o mundo para fazer”, desabafa.
“Eles precisam bastante de água, combustível, fraldas geriátricas, cilindros de oxigênio, alimento não perecível e roupas, incluindo roupas íntimas”, reforça.
Na segunda-feira (6), a Prefeitura de Relvado divulgou nas redes sociais um balanço do temporal que atingiu a cidade. Segundo a administração pública, duas pessoas estão desaparecidas, aproximadamente 500 estão desalojadas e 150 estão desabrigadas.
A publicação ainda informa que 50 casas foram destruídas e 280 ficaram danificadas por conta da enchente. Prédios e vias públicas também estão na lista de locais atingidos.
“A comunidade Relvadense está unida de mãos dadas neste momento difícil.” cita a publicação da prefeitura.
Doações
Uma campanha feita por José Lúcio com ajuda de amigos para levar doações a Relvado foi compartilhada por famosos e atingiu cerca de R$ 31 mil até a manhã desta terça-feira. A arrecadação online aceita doações e está sendo divulgada também pela prefeitura da cidade.
Cidades das regiões de Sorocaba e Jundiaí também estão arrecadando doações para vítimas de temporal no RS. Interessados em ajudar também podem acessar o site que indica como destinar doações às vítimas da enchente.
Mortos e desaparecidos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. O boletim divulgado na manhã desta terça-feira ainda aponta que há outros 4 óbitos sendo investigados. O estado registra 132 desaparecidos e 361 feridos.
O RS tem 388 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,3 milhão pessoas afetadas.
Os temporais e as cheias no Rio Grande do Sul provocam impactos na rotina dos moradores de 80% do estado, incluindo a capital Porto Alegre. Os reflexos são percebidos no abastecimento de água e luz, nos serviços públicos e privados e nas vias – alagadas ou bloqueadas.
