Empresa com adesão ao selo Sisbi apresenta à Adapec dados sobre crescimento
As empresas tocantinenses que possuem habilitação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) podem comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional, como é o caso da empresa Queijos Mel, que nesta terça-feira, 14, apresentou à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) os avanços obtidos após a adesão ao Sisbi.
Segundo o proprietário da empresa, Washington Willian Soares, após a concessão do Sisbi, a empresa dobrou a sua produção, saindo de 31 funcionários antes da adesão para 85. “Esse crescimento se deu no prazo de um ano após o Sisbi, e hoje nossos produtos estão sendo vendidos nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país,” disse o empresário.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, estes corroboram com a política de crescimento das agroindústrias pelo Governo do Estado. “Recebemos o empresário Washington da empresa Queijos Mel e ficamos satisfeitos em ouvir dele esta informação do crescimento da sua produção e da geração de emprego em curto prazo com a adesão ao Sisbi concedida pela Adapec. O apoio do governador Wanderlei Barbosa ao desenvolvimento das agroindústrias contribui para o crescimento no setor,” destacou Paulo Lima.
A Adapec está habilitada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para fazer a concessão do Sisbi no Tocantins. “As empresas que desejam fazer a adesão ao Sisbi devem procurar a Agência, onde serão orientadas sobre todos os processos e exigências das legislações, e será feito um acompanhamento direto por meio de auditorias até a conclusão para entrega do selo à empresa,” explicou o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha.
SISBI
O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
