• Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
Ver todos
Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
27/07/2026
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
  • Home
  • Notícias
  • Esporte
  • Tocantins
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Policial
  • Jornal Surgiu
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
BUSCAR

Influencer vira meme ao dizer que iria à ‘praia de Teresina’

Entretenimento — 05/07/2022 - 00:08 Por:  Layza Mourão

A influenciadora digital Pamela Drudi, de São Paulo, virou meme nas redes sociais após cometer uma gafe. Durante uma visita a Teresina na semana passada, ela comentou em seu perfil nos stories que havia levado vários biquínis para ir à praia.

O comentário de Pamela acabou viralizando, já que Teresina não tem praia.

Foto: Reprodução/Instagram

Mas você sabe por que a capital é a única do Nordeste longe do mar? Vamos explicar nesta reportagem.

Siga o Surgiu no Google Adicionar como Fonte Preferida

Veja também

Final do Miss e Mister Rodeio Brasil 2026 acontece em Barretos no dia 4 com transmissão ao vivo

Vídeo mostra fazenda milionária de Gusttavo Lima e impressiona pela grandiosidade

Arara-canindé “parte para cima” de drone e cena impressiona em Palmas

Este não foi o único caso recente de comentários sobre as “praias de Teresina”. Em abril, a ex-BBB e ginecologista Marcela McGowan visitou o estado acompanhada de sua irmã, Mariane McGowan, que também levou várias peças para ir à praia.

No caso de Pamela, logo após o comentário, a jovem virou meme. A imagem que circulou nas redes sociais mostra a influenciadora na “praia teresinense” conhecida como ‘Jericoroa’, um banco de areia formado no meio do rio Parnaíba, entre Teresina e Timon, no Maranhão.

Por que Teresina é a única capital do Nordeste longe do mar?

A confusão, de fato, é comum entre quem não vive no Piauí, já que todas as capitais nordestinas ficam no litoral de seus estados. Teresina é a exceção por conta do processo de colonização piauiense.

Em conversa com o g1, a historiadora Mariana Antão explicou que o processo de colonização do Piauí aconteceu do interior para o litoral, diferente de outros estados brasileiros. Isso ocorreu por conta de uma lei que proibia a criação de gado em áreas próximas ao litoral na época.

“Nesse período havia uma proibição quanto à criação de gado no litoral, porque essa criação na região estava impedindo que houvesse terras suficientes para a produção de cana de açúcar. E era necessário criar gado para movimentar a economia. Então houve essa proibição no litoral porque o gado pisava na terra e ela ficava imprópria pro cultivo de cana”, explicou Mariana.

Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

Ainda segundo ela, era importante que as fazendas de criação desses animais fossem próximas às margens dos rios.

“O gado precisava de pastagem e precisava de água, e aí essas fazendas foram criadas no interior. Era uma solução encontrada diante dessa proibição. Os produtores de cana precisavam de muita terra para produção e exportação, e o gado em grande escala nessa região atrapalhava a utilização dessas terras”, contou ela.

Foto: João Rufino/Arquivo Pessoal

Por conta da atividade pecuarista desenvolvida no interior, na região central do estado surgiu a Aldeia Cabrobró, uma das primeiras vilas identificadas pelos historiadores. Segundo Mariana, essa Aldeia deu origem à Vila da Mocha, que posteriormente se tornou Oeiras.

“Como Oeiras era a parte mais povoada, porque ali era a origem e onde tinha uma certa estrutura, pensando em relação à época e em comparação a outros locais, ela acabou virando a nossa primeira capital, fincada bem quase no centro do território do estado”, contou Mariana.

Mudança da capital

A intenção de mudança da capital de Oeiras para outro local, ainda segundo Mariana, surgiu ainda no século XVIII e por alegação política de que a cidade ficava distante dos centros comerciais. A região onde hoje fica Teresina foi escolhida por estar entre dois rios, Poti e Parnaíba, e tiraria o Piauí do isolamento pela navegabilidade.

“Teresina surgiu como cidade especulativa através de uma aliança entre Antônio Saraiva e os comerciantes abastados de Caxias [MA]. Teresina seria um ponto comercial. O fato de estar entre dois rios seria um grande argumento para tirar o Piauí do isolamento e favorecer o comércio” completou Mariana.

Questões políticas impediram Parnaíba de ser capital

Mariana contou ainda que , durante o processo de mudança e escolha da nova capital do estado, algumas cidades lançaram candidaturas, inclusive a Vila de São João da Parnaíba, atual cidade de Parnaíba.

Apesar de considerar um ponto inconclusivo para historiografia do estado, a não escolha de Parnaíba como capital do estado, disputas políticas e interesses de Antônio Saraiva – mais conhecido como Conselheiro Saraiva, fundador da cidade – acabaram resultando na escolha da construção de uma nova capital para o estado.

“A gente pode atribuir a uma perda na disputa política na época. Foi mesmo uma decisão política muito relacionada ao desejo do Conselheiro Saraiva e das pretensões políticas que ele tinha para o estado, da ideia de estado que ele tinha, da ideia de capital que ele tinha”, explicou Mariana.

Piauí tem mar

Durante sua passagem pelo Big Brother Brasil 2022, o cearense Vinicius disse, durante conversa com Pedro Scooby e Tiago Abravanel, que o Piauí não tem litoral.

Apesar de pequeno, o Piauí conta com 66 quilômetros de área litorânea, sendo considerado o menor do país, e tem sido cada vez mais procurados por turistas de todo o estado, do Brasil e do mundo.

Entre as curiosidades do litoral, está o fato de que as praias do Piauí são as únicas que recebem todas as espécies de tartaruga marinhas existentes no Brasil.

Acompanhe o Surgiu

No WhatsApp

No Instagram

Compartilhe

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir

Tópicos: MEME, PAMELA DRUDI, TERESINA

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado. Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Notícias relacionadas

Governador da Califórnia ironiza Trump após governo criticar ‘generais gordos’

Governador da Califórnia ironiza Trump após governo criticar ‘generais gordos’

Sicredi – Institucional – 728×90

Leia mais de Entretenimento

Vídeo mostra fazenda milionária de Gusttavo Lima e impressiona pela grandiosidade

Vídeo mostra fazenda milionária de Gusttavo Lima e impressiona pela grandiosidade

Arara-canindé “parte para cima” de drone e cena impressiona em Palmas

Arara-canindé “parte para cima” de drone e cena impressiona em Palmas

Leonardo completa 63 anos e comemora aniversário com família e amigos

Leonardo completa 63 anos e comemora aniversário com família e amigos

Andy Jans-Brown lança o single “Growing Pains”

Andy Jans-Brown lança o single “Growing Pains”

Paula Fernandes termina namoro discreto com piloto após dois meses

Paula Fernandes termina namoro discreto com piloto após dois meses

Marília Mendonça antes da fama: vídeo resgata roda de violão em Goiânia

Marília Mendonça antes da fama: vídeo resgata roda de violão em Goiânia

Araguaína – Investe 5/26 – 300×250

Mais lidas da semana

filho de vereador
1

‘Jovem amigo e companheiro’: quem era o filho de vereador morto a tiros em praia do Tocantins

2

SINE de Paraíso do Tocantins abre dezenas de vagas de emprego em diversas áreas

3

Câmara de Paraíso do Tocantins conclui revisão final de edital para contratação da banca do concurso público

4

ACIP e Polícia Militar lançam patrulhamento noturno reforçado e canal direto contra furtos em Paraíso

5

PRF identifica moto adulterada e recupera outra furtada em Paraíso

Bem Maior – Institucional – 300×250
BRK – Chuva – Novembro 2024 – 300×250
Malwee – Oferta – 300×250

Últimas notícias

*

Golaço de Cabo Verde contra a Argentina é eleito o mais bonito da Copa do Mundo de 2026

*

PRF flagra transporte de madeira ameaçada de extinção e apreende rebites na BR-153

*

Julho destaca motoristas, motociclistas e socorristas e reforça compromisso com a segurança no trânsito

*

Palmeiras rejeita oferta de R$ 116 milhões por Flaco López

*

Corinthians encaminha renovação de contrato e aguarda retorno de Memphis ao Brasil

Netprime – Seja Prime – 300×250
Surgiu

Institucional

  • Expediente
  • Redação
  • Comercial
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Serviços

  • Jornal Surgiu
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias

Comunidades

  • Siga no Instagram
  • Siga no Facebook
  • Siga no X
  • Inscrever-se no Youtube
  • Contate-nos pelo WhatsApp
© 2008-2026, Surgiu. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por Teech.com.br