Etios: hatch ou sedã?
A esta altura, você já deve ter ouvido falar do Etios. Originalmente, ele foi um dos novos carros Toyota feitos para a Índia, mirando crescer em um mercado emergente como aquele. Ele era dedicado a um consumidor com menor poder aquisitivo e, portanto, foi o primeiro carro da montadora focado na redução de custos para um mercado sensível aos preços.
Assim, a montadora decidiu reproduzir a estratégia no Brasil, lançando a linha em 2012. No entanto, seu impacto inaugural não foi muito positivo, já que suas linhas simples foram consideradas antiquadas. Assim, as versões seguintes foram sendo constantemente atualizadas, até chegar ao modelo de 2021.

Entre as versões hatch e sedã, qual escolher? Abaixo, conheça melhor as características e as vantagens de cada um.
Etios Hatch
Se o modelo foi criticado em sua estreia no Brasil por seu visual, a versão 2021 chega com uma aparência renovada. O parachoque mais aerodinâmico e esportivo, grade em “V” e a repaginada dada nas lanternas proporcionaram um visual mais moderno. O interior continua simples e prático, mantendo o baixo custo do modelo.
Quanto ao motor 1.5, houve modificações: passou à tecnologia Dual VVT-i com comando de válvulas variável. Isso melhorou o rendimento, que agora entrega 102 cavalos na gasolina e 107 no etanol. Também houve uma evolução no torque geral, sendo de 14,6 kgfm na gasolina e 14,9 kgfm no derivado de cana.
A caixa de câmbio também passou por mudanças, sendo que foi introduzida uma nova transmissão manual de seis marchas, além da versão automática, com quatro velocidades.
O consumo da versão 1.5 manual é de 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada no etanol, enquanto que, na gasolina, esse consumo é de 12,4 e 14,1 km/l, respectivamente. No modelo automático,o consumo é de 8,1 e 9,2 km/l com etanol e 11,9 e 13,2 km/l com gasolina.
Em relação aos equipamentos, ele vem com airbag duplo, controle eletrônico de estabilidade e de tração e assistente para partida em rampas. Ele também apresenta freios ABS, ajuste de altura para o banco do motorista, computador de bordo e vidros elétricos nas quatro portas.
Etios sedã
A versão sedã do Etios também recebeu novidades quanto ao visual, com grade dianteira atualizada e de formato mais afilado. Os parachoques dianteiro e traseiro são novos e os faróis são de máscara negra. Na parte interna, ele apresenta a mesma simplicidade e baixo custo da versão hatch.
A exemplo da versão hatch, o modelo sedã ganhou de novidade a adição da Toyota Play+, uma central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto. Essa versão também atendeu a um pedido dos clientes e mudou o seu acabamento interno, trocando o preto brilhante pelo preto fosco.
O motor dessa versão é o 1.5 Dual VVT-i Flex, que rende até 102 cv a 5.600 rpm, assim como 14,3 kgfm a 4.000 rpm. A exemplo da versão hatch, ele tem uma versão com transmissão manual de seis velocidades e outra automática de quatro marchas, já vista no Toyota Corolla da última geração.
Em relação ao consumo, o modelo manual faz 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina, na cidade. Na estrada, esta versão faz 10,3 km/l com álcool e 15 km/l com gasolina. Já na opção automática, esse rendimento é de 8,4 km/l e de 12, km/l (álcool e gasolina) na cidade e de 10,4 km/l e 14,9 km/ l, respectivamente, na estrada.
Seus equipamentos, de uma maneira geral, são idênticos ao do modelo hatch: freio ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e luz auxiliar de freio. Ele também conta com ajustes manuais da altura do volante e do banco do motorista, controle de cruzeiro, computador de bordo e vidros elétricos nas quatro portas.
Comentários