• Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
Ver todos
Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 169 – 09/07/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 168 – 30/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 167 – 18/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

Surgiu nº 166 – 11/06/2026

  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
28/07/2026
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
    • Nacional
    • Internacional
    • Estadual
    • Competições
  • Tocantins
    • Tocantins
    • Araguaína
    • Palmas
    • Paraíso
    • Barrolândia
    • Bernardo Sayão
    • Caseara
    • Chapada de Areia
    • Divinópolis
    • Dois Irmãos
    • Goianorte
    • Lajeado
    • Marianópolis
    • Nova Rosalândia
    • Pugmil
  • Brasil
    • Educação
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Entretenimento
    • Entretenimento
    • ExpoBrasil
    • Marketing Digital
    • Moda & Beleza
    • Tecnologia
  • Policial
  • Política
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
  • Home
  • Notícias
  • Esporte
  • Tocantins
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Policial
  • Jornal Surgiu
  • Anuncie conosco
  • Quem somos
  • Contato
  • Jornal Surgiu
BUSCAR

Público confere projetos, palestras e oficinas na 6ª edição da Fecit

Palmas — 20/09/2019 - 20:04 Por:  Redação Semed

Quem esteve no Campus do Ceulp/Ulbra na manhã desta sexta-feira, 20, para prestigiar a mostra científica que abriga os projetos da 6ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2019), ainda teve a oportunidade de participar de diversas palestras e oficinas ofertadas durante o evento.

A farmacêutica e doutoranda Juliane Farinelle, abriu a programação do dia com a palestra ‘Formas farmacêuticas inovadoras para a administração de medicamentos’, apresentando as diferentes formas de como os medicamentos são compostos e produzidos até chegar ao consumidor final.

Foto: Divulgação Semed

Na sequência, a doutora em Química e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Glaucia Vieira, abordou o tema ‘Produção de biochar e energia alternativa por pirólise de lodo residual’. Na sua fala a pesquisadora apresentou um pouco de como são aplicadas as pesquisas que desenvolve em laboratório com pirólise de biomassa, o que é pirólise, e como se dá o processo até sua transformação em matéria-prima.

Siga o Surgiu no Google Adicionar como Fonte Preferida

Veja também

Acidente na travessia do lago entre Palmas e Luzimangues deixa trânsito lento e requer atenção redobrada dos motoristas

Palmas entra no Top 10 das capitais com melhor qualidade de vida

Acidente entre carro e motocicleta é registrado na região sul de Palmas

Para a pesquisadora a iniciativa da Prefeitura em promover eventos como a Fecit é de extrema importância. “Para que os alunos desde o ensino fundamental I tenham a oportunidade de participar de um canal que possibilite o desenvolvimento de várias habilidades no campo da ciência, da inovação e da arte”, afirmou.

Paralelamente às palestras, acontecem diversas oficinas como a ministrada pelo professor de Física da Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (POC), Ozimar Pereira, que veio de São Paulo especialmente para participar da Fecit. Após proferir palestra sobre as Olimpíadas Mundiais de Matemática na tarde desta quinta-feira, 19, o professor voltou à Feira na manhã desta sexta-feira, 20, para ministrar a oficina ‘Como transformar o mundo em sala de aula’.

Falando para um público de alunos do ensino médio, o professor mostrou um pouco do trabalho realizado pela Rede POC, através do estímulo do jovem para descobrir seu potencial, seus talentos e habilidades para seu desenvolvimento completo articulando parcerias com inúmeras instituições no Brasil e no mundo visando oferecer o acesso ao estudante brasileiro a programas educacionais de excelência.

Foto: Divulgação Semed

Atenta a fala do professor, uma das ganhadoras da Fecit em 2017, Heloísa Gama, falou sobre a experiência de ter representado o Tocantins e a Escola Municipal Beatriz Rodrigues na feira científica ‘Yo amo la ciência’ em Bogotá na Colômbia, em setembro de 2017. “Foi uma experiência incrível, além de representar nossa escola e cidade e sermos premiadas com a Menção Honrosa, recebendo medalha e troféu, ainda tivemos a oportunidade de conhecer outro país com sua cultura e costumes”, destacou.

O professor Ozimar destacou que um projeto como esse, dentro de uma secretaria municipal, deve ser extremamente estimulado e ampliado. “Eventos como esse são fundamentais, não só para os estudantes, mas para a cidade, porque são espaços de compartilhamentos de conhecimento dos estudantes, que estimulam o trabalho na escola de criação de conhecimento”. Pereira disse ainda que “O mundo de hoje exige um cidadão, criativo, proativo, empreendedor, inovador, que conheça a ciência e tecnologia e saiba usar, independente se ele vai ser um inventor, um empresário ou cidadão comum, o domínio das tecnologias, do conhecimento e essa capacidade de criar e inovar é fundamental, é questão de sobrevivência”.

Outro ponto destacado pelo professor Ozimar é a de a Fecit Palmas é a única feira de ciências do Brasil que envolve o ensino infantil, ressaltando que é justamente esse o nível mais importante da educação que ações como essa devem ser estimuladas.

Trabalhos

A edição 2019 da Fecit abriga 102 trabalhos elaborados por alunos de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como das instituições de ensino técnico e superior, públicas e privadas do Tocantins. O evento é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com diversas instituições de educação e empresas públicas e privadas.

Cerimônia de premiação

A cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos vencedores da edição 2019 da Fecit será realizada neste sábado, 21, às 19 horas, no auditório central do Ceulp/Ulbra.

Instituições parceiras da Fecit 2019

Acipa, Anjo Azul, Apae, Bagatini English Course, Universidade Católica, Centro de Educação Inclusiva, Ceulp/Ulbra, Código Kid, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Nabla, Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fecomércio, Fieto, IFTO, Impacttus, ITPAC, Itop, Laboro, Novitrine, Renapsi, Plataforma Cienciarte, Sebrae, Sedem, Seduc, Sescoop, Senac, Senai, Sesi, UFT, UMA, Unitins, Fecit.

Acompanhe o Surgiu

No WhatsApp

No Instagram

Compartilhe

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir

Tópicos: FECIT, PALMAS

Deixe seu comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado. Os comentários passam por moderação antes de aparecer.

Notícias relacionadas

Sicredi – Institucional – 728×90

Leia mais de Palmas

Queda de avião entre Palmas e Lajeado deixa uma mulher morta e dois feridos

Queda de avião entre Palmas e Lajeado deixa uma mulher morta e dois feridos

Chácara Brisas do Lago estará fechada neste sábado e domingo para evento

Chácara Brisas do Lago estará fechada neste sábado e domingo para evento

Outback chega ao Tocantins com investimento de R$ 6 milhões e 81 vagas de emprego

Outback chega ao Tocantins com investimento de R$ 6 milhões e 81 vagas de emprego

Homem é condenado a mais de 16 anos de prisão por assassinato em bar de Palmas TO

Homem é condenado a mais de 16 anos de prisão por assassinato em bar de Palmas TO

UFT lança Espaço Aroeira para atendimento à população em situação de rua em Palmas

UFT lança Espaço Aroeira para atendimento à população em situação de rua em Palmas

Projeto de Lei que autoriza destinação e estadualização de trechos viários da Serra de Taquaruçu começa a tramitar na Câmara de Palmas

Projeto de Lei que autoriza destinação e estadualização de trechos viários da Serra de Taquaruçu começa a tramitar na Câmara de Palmas

Araguaína – Investe 5/26 – 300×250

Mais lidas da semana

filho de vereador
1

‘Jovem amigo e companheiro’: quem era o filho de vereador morto a tiros em praia do Tocantins

2

Câmara de Paraíso do Tocantins conclui revisão final de edital para contratação da banca do concurso público

corpo de empresário
3

Corpo de empresário desaparecido é encontrado; amigo é apontado como mentor do crime

vídeo com adolescente
4

Mulher é presa após gravar vídeo com adolescente de 13 anos e ter imagens divulgadas

5

Quem era Divino Careca, agropecuarista encontrado morto em Paraíso do Tocantins

Bem Maior – Institucional – 300×250
BRK – Chuva – Novembro 2024 – 300×250
Malwee – Oferta – 300×250

Últimas notícias

*

Araguaçu TO: FMS – Extrato de Contrato n° 013/2026 – Adesão Ata de Registro de Preços nº 001/2026

*

SUVs 2022 sem uso: vantagens e cuidados antes de fechar negócio

*

Gaguim amplia grupo de apoios em Porto Nacional de olho na disputa pelo Senado

*

Araguaína inaugura Ambulatório Neonatal Especializado inédito

*

Praça CEU em Araguaína abre matrículas para segundo semestre

Netprime – Seja Prime – 300×250
Surgiu

Institucional

  • Expediente
  • Redação
  • Comercial
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Serviços

  • Jornal Surgiu
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias

Comunidades

  • Siga no Instagram
  • Siga no Facebook
  • Siga no X
  • Inscrever-se no Youtube
  • Contate-nos pelo WhatsApp
© 2008-2026, Surgiu. Todos os direitos reservados. - Desenvolvido por Teech.com.br