Lideranças pedem ao governador Mauro Carlesse implantação de campus da Unitins em Paraíso
Um grupo de lideranças formado por representantes do Movimento de Valorização do Vale do Araguaia, da União de Vereadores do Vale do Araguaia e do Movimento Secundarista e Universitário entregaram ao governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse, na manhã desta sexta-feira (27), no Palácio Araguaia, em Palmas, uma carta reivindicando a implantação de um campus da Universidade do Tocantins (Unitins) em Paraíso do Tocantins.
O documento, assinado pelo deputado estadual Eduardo do Dertins, pelo deputado federal César Halum, pelos vereadores de Paraíso do Tocantins, Professor Deley e Whisllan Macial, e por Ivan Vaqueiro, justifica o pedido em razão do desenvolvimento sustentável da região do Vale do Araguaia, formada por 17 municípios tocantinenses. “Nossa região, juntamente com o Jalapão, são as únicas que ainda não contam com um campus da Unitins, o que dificulta o alcance de um patamar mais elevado de desenvolvimento econômico com inclusão social através do ensino superior”, diz o texto.

Para Professor Deley, presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso, o objetivo da visita ao Palácio Araguaia foi levar a voz de Paraíso e da população da região. “Nós vimos nesse momento, nessa mudança de governo, uma oportunidade para reivindicarmos um campus da Unitins para beneficiar não só Paraíso, mas também as cidades que compõem o Vale do Araguaia”, disse o vereador.

De acordo com o vereador e diretor da UVET para o Vale do Araguaia, Whisllan Maciel, a meta é transformar Paraíso em um polo universitário. “O primeiro passo é trazermos a Unitins Vale do Araguaia”, explica o vereador. Whisllan disse que também estuda a possibilidade de usar as dependências da Fecipar, uma universidade já existente no município, para a instalação da Unitins.
A comitiva voltou com muitas expectativas. “Esperamos que o governador tenha bons olhos para essa solicitação”, finalizou o vereador Professor Deley.

