Hospital Regional de Paraíso busca parcerias para efetivação do Serviço de Atenção às Vítimas de Violências Sexuais
A Direção do Hospital Regional Dr. Alfredo de Oliveira Barros, de Paraíso do Tocantins, está trabalhando no Projeto Acolher – de mãos dadas para superar a violência, a fim de conseguir a real efetivação do SAVIS – Serviço de Atenção às Vítimas de Violências Sexuais nesta unidade de saúde.
De acordo com a equipe comandada pela diretora geral Waldineide Pereira de França (Wal) a equipe SAVIS tem como coordenadora Simone Barale, psicólogas Luzivan Aguiar, Doralice Campos e assistente social e vice-coordenadora Delba Siqueira, direção técnica Drª. Márcia Darley e diretora administrativa Maria Aparecida. O trabalho para sua efetivação terá início dia 13/04 e se estenderá até o dia 05/06. O público alvo são os usuários do HRP dos 16 municípios do Vale do Araguaia.

O Projeto Acolher nasceu da necessidade de efetivar o serviço do programa SAVIS nessa unidade hospitalar, a fim de atender de maneira humanizada e de forma especial as pessoas em situação de violência sexual.
PROBLEMÁTICA
A violência não escolhe cor, raça, gênero o classe social e muitas vezes não pode esperar políticas públicas favoráveis para que a assistência a essas vítimas seja prestada com qualidade. Portanto, cabe a população e os profissionais envolvidos no processo que façam a sua parte, contribuam de alguma maneira para ajudar o próximo.
JUSTIFICATIVA
O Ministério da Saúde normatiza o atendimento às pessoas em situação de violência sexual desde os anos de 1980 e vem atualizando suas diretrizes ao longo das últimas décadas, contando com parceria das secretarias de Saúde das unidades da federação, das sociedades científicas e dos movimentos sociais. Desse esforço coletivo desenvolveram-se normas técnicas e protocolos clínicos sobre acolhimento, atendimento e notificação de violências.
O Hospital Regional de Paraíso – Dr. Alfredo Oliveira Barros, por se tratar de instituição pública estadual, inserida dentro do sistema Único de Saúde (SUS), todo o atendimento é gratuito e disponibilizado para toda a população, não havendo fatores de restrição de qualquer ordem. Os caos atendidos em nosso serviço são provenientes de demanda espontânea, Delegacias tanto da Capital como do interior, IML, Conselhos Tutelares, casas de Abrigo… Em geral, a violência sexual está acompanhada de outras agressões, tais como a violência física e psicológica. Podendo acarretar lesões e traumas nem sempre visíveis, ou mesmo gerar internações, produzir seqüelas físicas e psicológicas, ou mesmo levar à morte.
Contudo, o acolhimento dessa vítima requer um local mais apropriado e especial dentro da unidade hospitalar, portanto é necessário que as obras de melhoria na estrutura física continuem e que o local para atendimento dessas vítimas seja acolhedor.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um local adequado para que a vítima receba toda assistência social de saúde necessária.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Estruturar o ambiente físico com móveis planejados para que atenda a demanda do SAVIS.
Para tanto esta coordenação do SAVIS, a partir desta semana, que já começou com visitas a algumas instituições representativas da cidade, estará buscando parcerias em todos os municípios usuários do HRP para arrecadar fundos para a real efetivação do projeto como ele requer.
