Prefeito de Paraíso e estudantes plantam mudas de ipê em avenida no Serrano I
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, acompanhado pelo vice-prefeito/secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais, e alunos da Escola Estadual JK, fizeram o plantio de 32 mudas de ipês, no dia 14, ao longo da Rua Abraão José Mendes, no Serrano I.
A ação foi coordenada pela equipe da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e contou com o apoio do secretário de Infraestrutura Leonardo Soares; da vereadora Josefa Araújo; da equipe diretiva da Escola JK e do empresário Antônio Carlos Lacerda Cabral.
Em 2003, por força de um projeto de lei da então vereadora Neuza Helena Inácia Rua, o ipê amarelo foi instituído como a árvore símbolo do município de Paraíso do Tocantins. Nesta mesma época a educadora Neuzelina Maciel, da Escola JK, propôs um projeto para o plantio de mudas, desta árvore, na unidade escolar. Dez anos depois, já na administração de Moisés Avelino, o centro de ensino firmou parceria com a Prefeitura e hoje, em 2017, mais de 5 mil mudas foram plantadas em vários pontos da cidade.

O plantio das mudas atraiu a atenção do empresário Antônio Carlos Lacerda Cabral, proprietário do Clube Solar Acqua Park, ele e a esposa, Silvana Cabral, serviram um café da manhã para os estudantes, o prefeito e pessoas envolvidas na programação. Aproveitando a ocasião, o empresário ofertou o espaço do Clube e colocou o poço artesiano à disposição da escola “para que o projeto não pare por falta de local para o plantio ou pelo elevado valor da tarifa de água”, os dois impasses citados pela diretora do JK, professora Ana Lúcia Rosal.

Moisés Avelino, prefeito de Paraíso, elogiou a atitude e parceria do poder privado e reafirmou o compromisso da gestão municipal em continuar fornecendo adubo e sacos plásticos para o viveiro. A gestão também trabalha a conscientização da preservação ambiental com alunos da Rede Municipal de Ensino. Recentemente, “a Prefeitura, concluiu o estacionamento da Rua Abraão José Mendes onde o projeto foi elaborado para receber o plantio das mudas”, afirmou o gestor. Avelino também informou que nem sempre é possível plantar as árvores em canteiros públicos, pois elas são proibidas nos locais por onde passam a rede de energia.
