Vereadores de Palmas atuam pela ampliação de áreas destinadas a hortas comunitárias na Capital
O sucesso das hortas comunitárias fez com que os vereadores Vandim e Etinho Nordeste apresentassem requerimentos para a implantação do programa em mais duas áreas de Palmas. Atualmente, a Capital conta com 20 hortas comunitárias distribuídas em diversas quadras da cidade.
Segundo um levantamento realizado pela Prefeitura de Palmas, o programa beneficia cerca de 400 famílias e já movimentou mais de R$ 155 mil em 2016. É um projeto que envolve toda a comunidade e que dá uma utilização para os lotes que antes estavam vazios. Os requerimentos apresentados pelos vereadores são para a implantação de hortas comunitárias na quadra 904 Sul e no setor Jardim Aureny IV.

“A quadra 904 Sul faz parte do plano piloto de Palmas e merece receber projetos como esse. Além de servirem como uma terapia ocupacional para os idosos, ou aquelas pessoas que estão em casa sem outras atividades, as hortas também contribuem para complementar a renda dessas famílias”, defende Etinho. Quem participa do programa recebe uma renda média de mil reais por mês, de acordo com a Prefeitura. Além disso, são os produtos das hortas comunitárias que abastecem boa parte dos mercados que ficam nas quadras, movimentando a economia da cidade e trazendo alimentos de qualidade para a mesa da população.
“Fomos procurados pela associação do Setor Aureny IV, porque lá existe uma área abandonada que está com muito mato e acumulando lixo. Com o programa esse local poderia ter uma utilidade, auxiliando as famílias carentes que ali vivem, afinal, o poder público precisa fazer a sua parte e ajudar a população”, destacou Vandim.
