Importância de Um Blog Para a Estratégia de Marketing Digital
O Blog Enquanto Ferramenta
Muitas vezes negligenciado por criadores de sites e de conteúdos, o blog é uma ferramenta crucial para quem quer implementar uma estratégia de marketing digital de sucesso. Criar um blog é uma maneira simples e gratuita de melhorar o desempenho orgânico nos motores de busca e de chamar pessoas para o seu sítio na internet.
Falamos de uma seção do site na qual são publicados posts, ou seja, conteúdos escritos com diversos tipos de elementos multimédia, que devem sair com alguma regularidade e discorrer sobre tópicos relevantes para a atividade do site. O blog pode e deve estabelecer uma relação com os utilizadores ou clientes do site através de comentários e respostas mútuos, criando uma comunidade de pessoas interessadas em determinado assunto, produto ou serviço. Neste artigo, vamos explicar como fazer um blog, que será uma preciosa ajuda na promoção do site onde se integra por diversos fatores que passamos agora a enumerar.
SEO: O Papel Principal do Blog
Uma das principais vantagens do blog é contribuir decisivamente para a estratégia de SEO – Search Engine Optimization – do site. Em cada post, é necessário ter atenção às principais palavras-chave associadas ao site ou ao post em específico e incluí-las no texto, de modo a otimizar o seu desempenho e a melhorar a sua indexação nos motores de busca.
O SEO do blog ajuda link do artigo e do site a subir na lista de resultados das pesquisas online. Ao direcionar o utilizador para o site, o blog está também a aumentar a visibilidade e a probabilidade de acesso ao site por parte dos internautas que pesquisam os termos e as palavras-chave que constam nos posts.
Noutro aspecto importante, distingue-se de outras plataformas e redes sociais pela possibilidade de pesquisa por palavras-chave e, sobretudo, pela perenidade das suas publicações, por contraste com a efemeridade e impossibilidade de pesquisa dos posts colocados nas diversas redes sociais.
Criar Uma Relação de Proximidade Com os Utilizadores
Outra das vantagens de criar um blog no seu site é a de criar uma relação próxima com os seus utilizadores ou clientes, através da regularidade e do conteúdo das publicações. Ao fazê-lo, suscitará a curiosidade dos frequentadores ou de pessoas que estavam já previamente interessadas na atividade ou no negócio do site.
A prática de publicar textos de forma regular resulta no aumento do número de visitas e do tempo médio de sessão de cada utilizador ou cliente, num maior interesse por parte destes, na criação de uma relação emocional e de proximidade, no passa-a-palavra entre internautas interessados ou já anteriormente afiliados, gerando toda uma dinâmica e crescimento orgânicos que se podem revelar bastante importantes.
Os posts que cumprem estas funções com maior sucesso são as publicações de fundo, que explicam ou divulgam aspectos ou elementos ligados à atividade do site, como, tomando por exemplo um site de roupa, uma explicação detalhada sobre todo o processo de produção; os que contam alguns pormenores ou curiosidades interessantes, como a detalhes sobre a criação ou inspiração de uma determinada peça; ou os que mostram os bastidores ou que contem a história da empresa, organização ou associação que criou o site, como um post sobre como surgiu a ideia de criar o site de roupa.
Também a criação de um espaço de discussão saudável para comentários e trocas de experiências entre os utilizadores e os criadores da página ajudam a criar um espírito positivo de comunidade de pessoas interessadas no mesmo assunto e que trará mais e mais gente de fora para participar, aumentando a exposição do site e a probabilidade de efetuar conversões, cumprindo o seu propósito final.
Gerar Receitas Por Si Só
O blog, para além de auxiliar em todas as tarefas que já aqui mencionámos, pode também ser uma importante fonte de receitas próprias ao alienar parte do seu espaço a publicidade paga ou ao realizar parcerias com outros produtos, marcas, serviços ou empresas. A rentabilização do espaço do blog é mais um importante passo rumo a uma estratégia de marketing digital bem-sucedida, ao criar um importante ponto de procura e de interesse.
Forma de Melhorar a Visibilidade do Site de Forma Totalmente Gratuita
A maior vantagem do blog face a outras formas de promoção e de aumento da visibilidade do site é o facto de ser totalmente gratuito.
O blog utiliza as tais ferramentas de otimização de SEO, que envolvem a pesquisa prévia das palavras-chave mais associadas à ação da entidade e a sua utilização no próprio texto.
Existem, inclusivamente, algumas ferramentas gratuitas, disponibilizadas pelos próprios motores de busca, para a aferição das palavras-chave mais proveitosas para esta estratégia e que devem efetivamente ser utilizadas pelos criadores do post. Falamos, para dar um exemplo concreto, do Google Search Engine, da Google, que é completamente gratuito, fácil e intuitivo de usar.
Deste modo, e sem gastar dinheiro, ao contrário de outros mecanismos, como o Google Adwords, a estratégia de criar e desenvolver um blog marca pontos pela gratuitidade e acessibilidade da sua utilização.
Conclusão
Para quem está presente no mundo digital com um site ou uma página, o blog é algo do qual não podem abdicar. Não só ajuda a posicionar melhor o seu conteúdo nos motores de busca, como traz novos e mantém fidelizados leitores ou utilizadores, para além de poder ser, por si próprio, um gerador de receitas. Tudo isto de forma totalmente gratuita. É uma oportunidade que não deve mesmo ser desperdiçada pelos internautas.
Comentários