Profissionais do HGP são qualificados sobre cuidados paliativos e o uso de acesso subcutâneo na assistência aos pacientes
Os cuidados paliativos se tratam de uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e suas famílias, que enfrentam doenças ameaçadoras à vida. Tendo em vista isso, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos do Hospital Geral de Palmas (HGP), participam na sexta-feira, 24, do curso ‘Cuidados Paliativos e o uso do acesso subcutâneo (hipodermoclise) na assistência aos pacientes’.
A qualificação foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com o Serviço de Cuidados Paliativos da unidade, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (SUS) e segundo a médica paliativista e coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do HGP, Jéssica Orsolin “nossa equipe se esforça diariamente para acolher da melhor forma as demandas de pacientes e familiares, com intuito de proporcionar alívio de sofrimento, e que esse paciente possa viver o mais ativamente possível. É ofertada uma abordagem multiprofissional em todo o processo de assistência”, afirmou.
A especialista explica ainda que “respeitamos os sentimentos, valores, preferências e o sentido de vida de cada um, para que as melhores decisões no cuidado sejam tomadas. Focamos no cuidado de maneira individualizada, promovendo o alívio da dor e outros sintomas desagradáveis, integrando outras dimensões do cuidado, como a psicológica, social e espiritual. Oferecendo um sistema de suporte que possibilite o paciente viver tão ativamente quanto possível ao lado de seus familiares até o momento da sua partida”, disse.
A farmacêutica da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), Izabel Ferreira dos Santos participou pela primeira vez e afirmou que “acho de grande valia esse curso, temos a oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade dos pacientes paliativos. Somos uma equipe e podemos contribuir no tratamento e na qualidade de vida desses pacientes”, concluiu.
Outra profissional presente foi a enfermeira oncologia Amanda Moraes, que avaliou a capacitação como “superimportante para nós profissionais e vem trazer conhecimento para que possamos desempenhar da melhor forma possível e oferecer um bom atendimento ao usuário”.
Educação permanente
A responsável pelo NEP, Vanessa Salgado explica a atuação do núcleo nesse processo, “visando qualificar a assistência prestada ao paciente, a capacitação colabora com a missão de levar ações de educação permanente aos nossos colaboradores. Essa ação tem um grande potencial frente ao colaborador, por se aproximar da realidade da assistência, levando atendimento às suas necessidades de qualificação”, declarou.
Serviço de Cuidados Paliativos
O Serviço de Cuidados Paliativos do HGP se tornou referência para pacientes de todo o Estado. O setor conta uma equipe multiprofissional qualificada na assistência composta por: médicos, assistentes sociais e enfermeiro e recebe o apoio de outros profissionais de saúde.
Comentários