Prefeitura de Barrolândia promove 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef
A Secretaria de Assistência Social de Barrolândia, região central do Tocantins, realizou nesta sexta-feira (24) o 1º Fórum do Selo Unicef edição 2021-2024. O evento é uma etapa rumo à certificação do município quanto aos avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Seu principal objetivo é a inserção de toda a comunidade no estudo e na formulação de políticas públicas para sustentação dos direitos de meninas e meninos barrolandenses.

Participaram do Fórum representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do CRAS e do CREAS, na ocasião representado pela coordenadora Karlene Dias, da APAE; das secretárias municipais Lindalva Cardoso (Saúde), Angeslane Marinho de Brito (Educação); das diretoras das escolas municipais Criança Feliz e Marcella Couto Cabral; além de estudantes do Centro de Ensino Médio Tancredo Neves, acompanhados pela orientadora educacional Shirleiy Lustosa.

O prefeito Adriano Ribeiro, apesar de não estar presente no encontro devido a outro compromisso em Palmas, ressaltou a importância do evento, destacando que o Fórum é um momento democrático importante de reflexão sobre a atual realidade e para planejamento das políticas que assegurarão uma vida mais digna para a comunidade em suas primeiras etapas de vida. “O Fórum marca o compromisso que assumimos com a causa das crianças e dos adolescentes de Barrolândia”, destacou o gestor.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030, sendo eles: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; paz, justiça social e instituições e eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada. Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes.

Finalizando a articuladora municipal do Selo Unicef em Barrolândia, Fabiana Fonseca, agradeceu a participação de todos os participantes, reforçando que a cooperação da sociedade é fundamental, pois, segundo a profissional, sem ela não há participação cidadã, que é o principal objetivo da adesão à certificação.









Comentários