Estudantes de Palmas participam de roda de conversa sobre prevenção ao uso de drogas
Dezenas de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, participaram, nesta quinta-feira, 23, das ações da ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’, realizada pela Fundação da Juventude de Palmas (FJP), com roda de conversa de prevenção ao uso de drogas e de atividades esportivas como tênis de mesa e jogo de dama.
A roda de conversa contou com a participação do presidente da FJP, Nélio Lopes, da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Iraneide Ferreira dos Santos e da orientadora educacional da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, Adna da Silva Oliveira.
Na abertura, Lopes testemunhou sobre os diversos caminhos que poderia ter tomado e se transformado num jovem com problemas, inclusive com drogas, mas declarou como a educação foi decisiva para que tomasse o caminho contrário. “Estudar, muitas vezes é difícil, complicado, mas quando começamos a colher os frutos dessa jornada, tudo parece mais fácil e prezeroso”, disse.

Iraneide destacou a importância de trabalhar a informação com os jovens para evitar que algo de ruim aconteça. “É muito importante que a escola possa prevenir e conscientizar sobre o uso de drogas e, sobretudo, incentivá-los a trabalhar o projeto de vida, algo fundamental na realidade desses adolescentes”, disse.
Adna declarou que, infelizmente, o uso de drogas já é uma realidade na comunidade e o debate é muito importante para prevenir e evitar que os alunos sejam aliciados. “Por isso, temos a necessidade de trabalhar cada vez mais esse tema. Quando os alunos estão informados é mais fácil se manter distante. Além da informação, é preciso propiciar mais lazer e atividade física para retirá-los desse mundo”, explica.
Programação
Gerente de políticas sobre drogas, Bruno Mendes lembrou que a ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’ tem percorrido vários pontos da Capital e que a última roda de conversa será realizada no domingo, 26, em Taquaruçu, às 17 horas, na Praça Vereador Joaquim Maracaípe. Ele aproveitou para convidar a comunidade como um todo. “Participem com a Juventude de Palmas desse projeto que tem levado palestras tão importantes sobre o melhor caminho a ser seguido pelos jovens palmenses”, disse.
Comentários