Saúde de Lajeado realiza exercício de simulação de acidente em ação do Maio Amarelo
Na tarde de sexta-feira, 20 de maio, a Secretaria de Saúde de Lajeado do Tocantins realizou um exercício de simulação de acidente de trânsito. O exercício foi executado pelos profissionais da Secretaria de Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
A simulação aconteceu no cruzamento da avenida norte sul com a rua Antônio Gomes no Setor Aeroporto, evolvendo um ciclista, um motoqueiro e um veículo com dois ocupantes. Para que o exercício fosse o mais real possível, os atores participantes passaram por um trabalho de maquiagem.

A ambulância do Posto de Saúde Dona Felisbela, do Posto de Saúde Batu e a ambulância do SAMU se posicionaram estrategicamente em ruas próximas ao local do exercício. Assim que foi dado o sinal de início os profissionais trabalharam como se fosse uma situação real, utilizando todos os equipamentos disponíveis nos veículos de atendimento.
Para a coordenadora do SAMU, Lilia Brito, “A participação do SAMU é fundamental não só para a nossa equipe, mas para que toda a comunidade veja como de fato é nosso trabalho e como a população deve se comportar no trânsito, estamos muito gratos por esse convite para participar deste exercício de simulação e principalmente por estarmos no maio amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trânsito, agradecemos também o empenho do Secretário Ronisvaldo PInho e do prefeito Júnior Bandeira”, disse.
“Esse foi um trabalho que já vem sendo elaborado já a alguns dias com total apoio do secretário municipal de saúde Ronisvaldo Pinho. Cada departamento da secretaria municipal de saúde foi responsável por uma ação neste mês do maio amarelo, a diretoria de transporte e o SAMU foram responsáveis pelo exercício de simulação de trânsito. Esta é uma forma de conscientizar nossa população quanto aos riscos de acidentes e ficamos felizes que nossos objetivos foram alcançados”, disse o Diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Agailton Santos.
Participaram deste exercício os profissionais do Posto de Saúde Dona Felisbela, Posto de Saúde Batú, Posto de Saúde José de Sousa Parente e profissionais do SAMU. O Movimento maio amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.




Comentários