Subcomandante do Corpo de Bombeiros recebe equipe de buscas que atuou em Petrópolis
Os dois militares e a cadela Sky, que atuaram nas buscas por vítimas dos deslizamentos em Petrópolis – RJ, foram recebidos pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Peterson Queiróz de Ornelas, e também pelos oficiais que integram o Estado-Maior da corporação. O encontro foi na manhã desta sexta-feira, 04, quando novas ações para ampliar e melhorar ainda mais o trabalho de buscas por vítimas foram anunciadas.
O evento desta manhã é como uma celebração pelos resultados alcançados pelo sargento Raphael Mollo, cinotécnico do Corpo de Bombeiros Militar, pelo cabo Alef Teles, e pela cadela Sky, que durante uma semana, realizaram buscas na região devastada pelas chuvas na cidade de Petrópolis.

Além de parabenizar os militares, o subcomandante entregou mimos como sinal de gratidão pela atuação. “A nossa equipe é muito boa”, reconheceu o coronel, destacando ainda a importância do apoio que vem sendo dado pelo CBMTO ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Uma equipe tocantinense continua na busca por vítimas em Petrópolis.
“É importante o envio de nossas equipes para ajudar nossas corporações co-irmãs, como está sendo no caso de Petrópolis”, afirmou o subcomandante, revelando que o CBMTO já está providenciando a certificação da cadela Dory, que substituiu a Sky, nas buscas na cidade petropolitana. “Nossa intenção é melhorar ainda mais, buscando não só a certificação da Dory, mas vamos ter também mais um animal para o trabalho de buscas, pronto para trabalhar em qualquer desastre”, completou.
O subcomandante, durante o encontro, ainda anunciou a abertura de duas vagas no Curso de Cinotécnico, oferecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). As instruções serão em uma cidade no Mato Grosso. “É importante estarmos sempre aprimorando, pois há militares que vão para a reserva com o tempo e deve-se qualificar mais pessoas, sempre”, explicou o coronel Ornelas.
A previsão de início do curso é para o final de abril. O nome da cidade ainda não foi definido.

Grandes experiências
Para o sargento Raphael Mollo, experiências como aquelas vividas em Petrópolis, só são possíveis estando lá. “É uma experiência ímpar, que a escola não ensina e não tem como ser transmitida pela televisão. O que a gente vê na televisão, não se compara com o que a gente realmente encara no cenário real”, contou Mollo.
Durante sete dias, Mollo, Alef Teles e Sky se juntaram a bombeiros militares de diversos estados, numa força-tarefa para as buscas a mais de cem vítimas soterradas pelas encostas. Certificada internacionalmente para buscas, a cadela Sky, sob tutoria de Mollo, alcançou grandes resultados.
“Trouxemos na bagagem, uma experiência tremenda, que só quem vai a esse tipo de cenário pode aprender. Nós tivemos resultados muito positivos. Voltamos pra casa felizes com o resultado dos nossos cães. O CBMTO está num nível bem considerado de trabalho com cães”, contou Mollo.
Sky também foi presenteada. Ela ganhou uma consulta, banho e tosa, ofertados pela médica veterinária Ana Paula Lima.
Em Petrópolis, ainda estão atuando os cabos Raphael Gusmão e Alexandre Velasco, e a cadelo Dory.
Comentários