Os jogos online mais populares
Quem aqui escreve este artigo, divertiu-se muito nos antigos fliperamas, casas comerciais que disponibilizavam máquinas de jogos temáticos. Durante décadas, as máquinas de fliperama foram o passatempo predileto dos adolescentes. O avanço da tecnologia transformou a vida das pessoas e, no que se refere aos jogos, construiu um verdadeiro cassino brasil, trazendo-nos os jogos de console, posteriormente os de computador e, finalmente, os jogos online, os quais podem ser jogados até mesmo do seu celular. O deslocamento se não completamente descartável, passou a ser desnecessário para acessar o entretenimento.
Dos fliperamas para a tela do aparelho celular, aconteceu uma verdadeira revolução nos jogos, desde a sua apresentação gráfica e sonora, chegando a perfeição dos enredos, cujas fases nos levam a uma saga épica irretocável. As opções são incontáveis. Destacar essa ou aquela como a melhor é tarefa das mais difíceis, contudo, não impossível. Basta observar os jogos mais acessados e, claro, aqueles efetivamente mais praticados.

Algumas ponderações sobre os jogos mais populares online são muito necessárias. Considerando-se a extensão e a população de países como a China, o “Minecraft” é, disparado, o game mais praticado entre os orientais e no mundo. Esse dado pode interferir na noção de popularidade, porém, nada que a estatística não resolva. Não vamos aqui nos ater a isso, mas é conveniente que fique bem claro. A primeira versão do “Minecraft” foi lançada em 2011 e já registrou cento e quarenta milhões de jogadores online em simultâneo.
Lançado em 2017, o “Fortnite” vem se solidificando como um dos jogos mais praticados no mundo. Compatível com PS4, Xbox, iOS, PC e Android, já registrou mais de doze milhões de usuários online em simultâneo. Trata-se de um game em constante transformação. Sua principal característica é remodelar-se conforme as tendências se apresentem; é, de fato, um incorporador de informações da cultura pop, introduzindo músicos e celebridades em sua dinâmica. Não seria exagero dizer que o “Fortnite” é um novo jogo a cada mês.
Uma outra abordagem, quase outra linguagem entre os games é um clássico absoluto, chegando a registrar oito milhões de jogadores online em simultâneo, por dia, o “League of Legends”, o tradicional e venerado LOL, chegou ao mercado em 2009. O LOL é, definitivamente, o jogo responsável pela consolidação das disputas eletrônicas. Em 2019, o League of Legends World Championships quebrou os recordes de audiência simultânea do Twitch com 1,7 milhão de pessoas acompanhando a transmissão.
Com o registro marcante de cinquenta milhões de usuários online em simultâneo, o “Freefire” é uma lenda entre os games. Em 2020, o game foi acrescido de um cenário mais esportivo, o que produziu uma captação muito significativa de usuários online. Provavelmente, seja o game mais popular no YouTube, com milhões de usuários mundo afora dando dicas e como se dar bem no jogo.
Cento e noventa e nove milhões de jogadores em simultâneo não é um número para se desprezar. Mesmo que seja uma plataforma para jogos, o “Roblox”, que prefere ser chamado de “plataforma da imaginação”, é um jogo imenso, quer dizer, nele o usuário pode construir seu próprio jogo e compartilhá-lo ou jogar um dos inúmeros games disponibilizados o “Booga Booga”, “Phantom Forces” ou “Vehicle Simulator”, por exemplo.
Como todos nós sabemos, a indústria de games é extremamente dinâmica e produtiva. Todos os anos chegam novos títulos ao mercado, de modo que o próximo jogo citado possa ser considerado um dos caçulas desta imensa fábrica de sonhos. Lançado em março de 2020, o “Call of Duty Warzone”, já se tornou uma lenda. Desde o seu lançamento promove um verdadeiro furor entre os gamers e tem um registro impressionante, cem milhões de jogadores em simultâneo. Compreender tanta sensação na comunidade dos jogos online requer alguma atenção à movimentação dos próprios jogadores. Seu lançamento foi fruto de muita observação, ou seja, uma apuração junto aos gamers do que eles sentiam como ultrapassado e daquilo que eles projetavam como uma dinâmica ideal.
Para um game que não se projetava como postulante a se tornar uma lenda, o “HearthStone” provocou alvoroço. São trinta milhões de jogadores em simultâneo em um jogo que nasceu para fins experimentais. Lançado em 2012, o “HearthStone” consiste em coletar baralhos de cartas de diferentes casas e diferentes poderes. Cada uma das cartas é usada para diminuir a saúde e a vida do oponente para vencer o jogo. O game já foi agraciado com o prêmio British Academy Games Award na categoria multijogador.
Não há como negar que os jogos online configuram uma realidade. Os adeptos parecem brotar do nada e, muito provavelmente, as listas de jogos mais populares crescem ano a ano. Resta-nos jogar.
Comentários