Vereadores de Paraíso discutem sobre criminalidade e segurança no campo em Audiência Pública com a SSP-TO
O presidente da Câmara Municipal de Paraíso, vereador Walter Gontijo, acompanhado do vice-presidente, Jozival Rodrigues e a vereadora Adriana Câmara, participaram, na manhã desta terça-feira (25), da 2ª Audiência Pública para alinhar estratégias sobre o fortalecimento do combate a crimes na zona rural.
Também representaram o município de Paraíso no encontro, o prefeito Celso Morais e a vice-prefeita, Raquel Ogawa. A reunião contou ainda com a presença de agropecuaristas de Porto Nacional, Paraíso e Lajeado, além de representantes das forças de segurança do Estado, entre elas o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa.
Tendo a segurança do homem do campo como uma de suas bandeiras, o presidente Walter Gontijo destacou a necessidade de reforços da segurança pelos agropecuaristas e fazendeiros da região, em especial do Vale do Araguaia.

Ele que é servidor público da Adapec, reafirmou o compromisso em buscar soluções para a violência rural. “Nosso objetivo é que os trabalhadores do campo tenham mais tranquilidade para que o agronegócio seja impulsionado” disse o parlamentar.
Representando a Polícia Militar, o chefe do Estado-Maior, coronel Marizon Mendes, afirmou que as ações serão intensificadas. “Como medida imediata, vamos executar operações de policiamento ostensivo, começando pelo município de Porto Nacional. Pretendemos, nesta região, fazer um levantamento e o cadastramento das propriedades rurais, criando uma rede de comunicação em combate à criminalidade no campo. Também já iniciamos o planejamento para apresentar à SSP-TO e, juntos, vamos efetivar ações de segurança aos agropecuaristas. Paralelo a isso, vamos dar andamento a um programa de apoio ao homem do campo em todo o Estado”, informou.
Já o titular da SSP, Wlademir Costa reforçou o empenho das forças policiais para diminuir este tipo de ocorrência e aprovou a forma como a demanda vem sendo conduzida pelos agropecuaristas e pelas lideranças políticas. “Neste primeiro momento, vamos disponibilizar a Deic para a investigação dos crimes no campo, até que seja regulamentada e implantada uma delegacia especializada para os delitos rurais. Também vamos intensificar o sobrevoo da região com aeronave, coibindo e inibindo os criminosos, com a presença de um importante equipamento de segurança”, afirmou.


Comentários